Equipe

Fabiana Ferreira Rocha

Idealizadora e Coordenadora Geral
Historiadora (2015) e pós-graduando em História e Cultura ambos pela Universidade do Sagrado Coração. Trabalha na área de museus desde 2013, dois deles também como voluntária  na reestruturação, organização e atendimento do Núcleo de Pesquisa Professor Gabriel Ruiz Pelegrina. Pesquisadora da área de Patrimônio Histórico e educação patrimonial, habilitada em higienização e pequenos reparos em suportes bibliográficos pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Capacitada pelo Curso de Capacitação para Museus – São José do Rio Preto (2013) e Botucatu (2015) e pela Capacitação de Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus, no Museu Ferroviário Regional de Bauru (2016), ambos pelo SISEM-SP. Idealizadora e Coordenadora do Projeto Cultural Irmãos Ponce Paz – memória em Cores comtemplado pela Lei Municipal de Estímulo à Cultura de Bauru – 2016.

Fábio Paride Pallotta

Proponente
Mestre em História Cultural pela UNESP/Assis (2008), graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração (1989), especialista em Educação Escolar pela FAAP INTEGRALE (2005). Fundador e presidente da Associação dos Amigos dos Museus de Bauru (2012) e membro do CODEPAC Bauru (2015), órgão de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Bauru, Estado de São Paulo.  É professor do curso de História da Universidade Sagrado Coração (USC), Bauru – SP, idealizador e monitor de um percurso de visitação aos principais patrimônios Históricos de Bauru, cujos alunos graduandos em História realizam semestralmente como visita técnica do curso.  Estuda o Patrimônio Arqueológico Industrial na sua modalidade ferroviária, em especial o Patrimônio Ferroviário da cidade de Bauru Estado de São Paulo.

Alex Gimenez Sanches

Coordenador Técnico
Historiador formado pela Universidade do Sagrado Coração, colaborador do projeto Ferrovia para Todos, iniciado no ano de 2001, participando do processo de restauro da locomotiva 278 datada do ano de 1919 e dos carros de passageiros S-22 e P-11. Atuou como monitor educativo, maquinista e foguista no mesmo projeto entes os anos de 2002 e 2015. Exerceu a função de chefe da Seção de Pesquisa e Documentação da Secretaria Municipal de Cultura, por aproximadamente 5 anos e de Diretor da Divisão de Pesquisa e Documentação da Secretaria Municipal de Cultura por 6 anos. É representante do CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) e representante do SISEM/SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo). Participou da Capacitação de Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus, no Museu Ferroviário Regional de Bauru (2016), ambos pelo SISEM-SP.

Luiza Cristina Mendes da Silva Barbosa

Coordenadora Técnica
Museóloga (COREM:0893-i) graduada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011). Desenvolveu diversos estágios na área, participou do Programa de mobilidade internacional na Universidade de Lisboa cursando disciplinas da área de Patrimônio e há três anos atua como museóloga do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secult Bauru gerenciando os acervos de três unidades museológicas do município. Capacitada pelo Curso de Capacitação para Museus – Botucatu (2015) e pela Capacitação de Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus, no Museu Ferroviário Regional de Bauru (2016), ambos pelo SISEM-SP.

Cynthia Regina Bombini

Setor de Conservação
Engenheira elétrica formada pela faculdade de Engenharia em Bauru – SP.  Experiência de mais de 20 anos em conservação preventiva em museus e arquivos. Desenvolvimento de pesquisas na área de arquivos e acervos museológicos. Desenvolve monitorias educativas dedicadas a crianças, jovens e idosos. Desde 2008 atende no Arquivo histórico do Museu Ferroviário Regional de Bauru a pesquisadores para Análise técnica de iniciação Cientifica, Trabalhos de conclusão de curso, Mestrados e Doutorados.  Trabalha no processo de catalogação, higienização e preservação de documentos históricos e fotográficos do Museu Ferroviário Regional de Bauru. Participou da Capacitação de Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus, no Museu Ferroviário Regional de Bauru (2016), ambos pelo SISEM-SP.

Irene Gavioli

Setor de Conservação
Assistente Social formada pela Instituição Toledo de Ensino em  2000. Há dois anos trabalha na área de conservação preventiva em museus e arquivos. Capacitada pelo Curso de Capacitação para Museus e pela Capacitação de Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus, no Museu Ferroviário Regional de Bauru (2016), ambos pelo SISEM-SP. Participou da Ação de Assessoramento Técnico e Capacitação – Museu Ferroviário Regional de Bauru (2016). Atende pesquisadores e participa do processo de catalogação, higienização e preservação de documentos históricos e fotográficos do Museu Ferroviário Regional de Bauru.

Douglas Alves Ruzon

Pesquisador sobre a história da ferrovia e Educador
Graduando em Licenciatura em História (2017) pela Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de educação em museus. Realiza monitorias educativas no Museu Ferroviário Regional de Bauru onde realiza pesquisas sobre a História da Ferrovia no Estado de São Paulo. Participou da Capacitação de Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus, no Museu Ferroviário Regional de Bauru (2016) pelo SISEM-SP.

Gabriel Mauad Amorim

Educador
Graduado em História (2016) e pós-graduando em História e Cultura pela Universidade do Sagrado Coração. Participou do Workshop de Restauro, promovido pela Secretaria de Cultura de Bauru (2015), do Curso de Capacitação para Museus – Botucatu (2015) e da Capacitação de Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus, no Museu Ferroviário Regional de Bauru (2016), ambos pelo SISEM-SP. Atua nos museus da Secretaria Municipal de Bauru – SP desde o ano de 2014, como estagiário de História, no atendimento de público espontâneo e agendado, pesquisas históricas, organização de eventos e atendimento de pesquisadores.

Ângela Scarabelo de Araújo

Comunicação e Difusão
Graduada em Letras – Português e Inglês, pela USC. Agente Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru desde 2015. Membro da Comissão Julgadora do Programa Municipal de Estímulo à Cultura de Bauru – Editais 2015 e 2016. Capacitada pelo Sistema Estadual de Museus.

Luiz Henrique Carneiro

Comunicação e Difusão
Graduado em Educação Artística pela UNESP Bauru e técnico em fotografia pelo SENAC e publicidade pelo Colégio PREVE. Pesquisador na área de fotografia vernacular e processos fotográficos históricos. Capacitado pelo Sistema Estadual de Museus, e integrante do Departamento de Proteção ao Patrimônio de Bauru desde 2011.

Plataformas Virtuais para Acervos, Museus e Exposições

Treinamento da equipe técnica, implantação da base de dados, digitalização de quatro mil documentos (primeira etapa), tratamento das imagens e criação do portal.
A empresa Plataformas Virtuais atua no mercado de desenvolvimento de websites desde 2005. Integrando experiência profissional nas áreas de Tecnologia da Informação, Digitalização, História e Arquivologia, oferece soluções completas para a virtualização e exibição online de acervos museológicos e coleções. Entre seus clientes estão a Universidade de São Paulo (USP), governo federal, ONGs e institutos, prefeituras, entre outros. Os serviços prestados para o projeto são: gestão de documentos digitalizados, tratamento, edição e publicação de imagens digitalizadas, digitalização de documentos, implantação de plataforma virtual, criação de identidade visual e treinamento técnico.

Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo
Apoio
Secretaria Municipal de Cultura de Bauru
Realização
Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo