Relatório da Assembleia Geral Ordinária de 16 de outubro de 1911.

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RELATORIO DA DIRECTORIA -/ r) , -e-) DA ·Companhi a de Estradas de Ferro Noroeste do Brazil APRESE NTADO Á ASSEivlBLÉA GERAL ORDINARIA REALIS ADA Em 16 de Outubro de 1911 .... RIO D J ANEIRO '.l'YPOGRAPHIA LEUZI NGli.R AA'f3 I9II I RELATO RIO RELATO RIO DA DIRECTORIA DA Companhia de Estradas de Ferro Noroeste do Brazil APRESENTADO Á ASSEMBLÉA GERAL ()RDINARIA REALISADA Em 16 de Outubro de 1911 RIO DE JANEIRO TYPOGRAPHIA LF.UZINGEJt M7R 1911 A Directoria vem prestar-vos informações sobre as occur­ rencias havidas depois da u]tim assembléa e apresentar-vos as contas relativas ao exercicio de 1910. Osembaraços que a Directoria têve occasião de vos referir na ultima reuni ão da assembléa, se bem que se achem hoje remo­ vidos de modo a permittir a completa installação dos serviços, deixaram a Companhia, como era natural, em situação difficil em face dos termos do seu contracto com o Governo, e por isso tive­ mos de recorrer aos sentimentos de justiça do mesmo Governo, que, reconhece nd o o pezo enorme dos elementos adversos que impediram o andamento dos trabalhos, constituindo um muito legitimo caso de força maior, concedeu a prorogação do prazo para a conclusão das obras por 18 mezes, diminuio a retenção para reforço da caução e mandou contar separadamente as des­ pezas com a construcção da ponte do Paraná. Este acto justo, posto que tenha attenuado a situação em q ue se achava a Companhia, não foi, todavia, suffi ciente para cobrir o excesso da despeza que aque11e s referidos embaraços occasionaram, e por isso a Companhia têve necessidade de recor­ rer a operações de credito, para que o andamento do serviço não soffresse maiores prejuizos. A ]inha até ltapura ficou, apezar de tudo, completamente concluida e está send o trafegada desde Fevereiro, e a região , ainda deserta quando penetraram os primeiros operarias da Com­ panhia, se vae povoando com rapidez pouco vista no Brazil. fazendo crer que dentro em breve a linha adquirirá um grande tra fego. 6 A tra vess ia d o ri0 P ara nft se faz e m / erry -boat provisorio, que te rr. dado os me l hores result ados. O t ra ns po rt e , p orém, dos ma te ria e s, ind is p e nsa veis ao assen ta me n to da li nha , é tão importa n te que não ha meio de fazei -o sem atrazar um pouco u se rv iço de ava nçame nto dos tri­ lho s. E s tes e todos us dorm e n te s têm de ser transportados do lado de S. Paulo. A 011s tru( 'àO da p o n te ck fini tiva , c u jo material meta llir o já s<· acha no pa i z, não pod erá , e n treta nto , ser encetada senão depc, is de concl ui da tc,da a lin ha ; porq ue a margem do rio é tão insalubre q ue o pessoa l nã o conseg ue p e rma nece r ali im p un e­ me n te , ne m mc mo por po ucos d ia s . S e rá , assim, in d is p e nsa ve l c-nns truir abarra came n tos do lado de Iatto Grosso a uma distan­ cia de l"rrca de 30 ki l o mtt ros ela ma rgem do rio, e, d iariame nte, fazer o tra ns porte de, pcssn;:d pv la manhã para as obras e it ta rde p:-1r a o a ha rra ·aml·nt o. H o je por dinheiru a l g um se ub tcm o pc ra rios para um effe ­ c tivo s ·rviço ncs a regiã o. Ne ·tas co nd içõe s, e te ndo cm con ta o e xce llentc res ult ado do / rrry -boal provi orio , a Com p a n h ia e s tá tratando de melho­ ra i -o para q ue po sa se rv i r, va n ta josa me nte , mes mo para o trafego no. primeiros tem pos. A ponta ci o trilh(,s já se acha no kilometro 130 ah m de 1 ta pura, e ·ta nd o prq>arad1> o leito, para deante , n'uma extensão d · 160 kil me tro s. l o lado d<' E s, p ·r:.-i n ·a os tril hos alcançaram o kilo metro i o, Mandn o l e it o e xtc nd ido até o ki l o m tro 320. Os serv iços de con ·o li d;. , ão C' levantamento dos aterros do pa n tana s vàP se n do <'T l' Uta d o s r um o devido cu idado, para q11 · a te rr a e v:'l aramando <· nã o st _Ja transportada pela s enche ntes. D s e lado :is r nn rli çõc -; d e recru ta me nto do pessoal , ,1 rn:1111 1· tão dilli,_ t i t ' o nc ru a. . q ue a C o mp rnlü a f ui fun; ad a a 7 doptar o programma de fazer adeantar mais os serviços do lado de S. Paulo, de modo que dentro em pouco possa todo o pessoal ir por terra. O trafego dos primeiros 450 kilometros não tem sido ainda lucrativo. E' de sentir que tenham continuado, a despeito das provi­ dencias officiaes e das que a Directoria tem posto em praticá, para defender a linha e os seos serviços, as incursões dos indios, que, alem de atacar o pessoal, realisam devastações, inutilisando tra­ balhos e o material da Estrada. No correr do anno tivemos o pezar de perder o distincto membro do Conselho Fiscal o Sr./- F - . -Ma- rt-i-n, -que exerceu, desde' '-/. ..- . '·. ,r f f .. a creação da Companhia, as funcções de seu cargo com muita · dedicação. A Companhia tem cont iiuado a manter com as autorida­ des constituidas e os seos banqueiros as melhores relações. Fez-se a Companhia representar, attendendo à reiterados convites que lhe foram dirigidos, no Congresso de Transportes, do Rio de Janeiro, e no Congresso de Estradas de Ferro, de Buenos Ayres. Desempenharam-se bem de seos deveres os funccionarios da Companhia e todo o pessoal do serviço da Estrada. Em annexo, Srs .Accionistas, encontrareis informações, mais minuciosas, do andamento dos trabalhos, prestadas a esta Directoria pelos chefes de serviço. E quaesquer outras, de que possaes carecer, vos serão immediatamente d:-.das com todos os detalhes. Rio, 5 de Setembro de 191 1. JOÃO T. SOARES Prt' sid<'nh• . PARECER no CONSELHO FISCAL O Con_selho F is cal da Companhia de Estradas de Ferro Noroeste do Brasil, cumprinçio o dever que lhe é imposto pelos estatutos, vem apresentar o seu parecer sobre as contas offerecidas pela Directoria, relativamente á::, operações até 31 de Dezembro de 1910. Tendo procedido ao exame da escripturação da Compa­ nhia , encontrou-a o Conselho Fiscal organizada com todo o pre­ ceito e bôa ordem, bem como todos os lançamentos feitos de accôrdo com os documehtos, devidamente coordenados, verifi­ cando mais que o bala nço , que vos é apresentado, guarda inteira concordancia com o movimento geral escripturado nos livros da Companhia. O relatorio da Directoria não só indica, claramente, as con­ dições em que se encontram os serviços em execução, como tam­ bem oflerece todos os esclarecimentos sobre os destinos da Companhia. Assim, µrupõe o Conselho F is cal que se1am approvados os actos e contas apresentadas pela Directoria. Rio de Janeiro, 6 de Setembro de 1911. HUMDERTO ANTUNES. SALVADOR FELICIO DOS SANTOS. J. CALDAS VlANNA. 1 COMPANHIA DE ESTRADAS DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL Balanço Geral, em 31 de Dezembro de 1910 = = = = = = =A C= =T I=V= =O= s= = = = = = ll=ij j': = = = = =-=PA==S=8=I=V=O== = = = = Concessão, direitu e privil egios .... .... . .. .... ... ..... ... .. .. ..... .. Despezas de instaIlação e delegações ...... ... .. .. ... .. .. .. .. .. .... .. . Linlrn em t rufe!("······.. .... ... ... .... .. ......... ... .... ..... ..... .... .. .Comp. G. de Ch. Fer. et de Tr. Publics «e/ construcção da linha - Ita pur11 a Corumbá 11 .. . . . . . . . . . . . .. .. . . . .. .. . . . . . . . . . .. .. . . . .. .. Governo dos E. Unidos do Brazil, c/ construcção da linha - Itapura a Voruml:,á.. .. ... ...... .. ..... ... .......... .. ..... .. . .. . .. . 10.000: 000$000 fl.8! 9: 110$ 2f>0 11.470:020$6•i4 19.390: 483$$.103 15.909:516$097 C11pi tul, iõ"ooo neções........ ...... ...... ..... .. .. ..... .. .. .. .. .. .. .. . ,. Iúbrignções 105.000 emittidas i 1 Delegações ..... ... ... .. .. .. .. .. .. .. ... .... ... ... ...... ... .. ... ......... .. 1 Governo Federal, juros garantidos.. ... .. .. .......... .. .... .. .. .. .. . 10.000:000$000 18.G:32 :500$000 5.295:000$000 3.234: 336$:HO Cu r. p. G. Cb. Fer. d de Tr. Publics., c/ conHrucçào ......... • " » • " • n • c/ 11diantamentos.. ...... .. .. . 5.440:611$4:j4 !: ll 2.!)99: 131$132 ll conta de tiiulos.. .. ... .. .... .. ... .... .... . ..... . 35 300: 000$000 Amo rtisaçào de obrigações ...................................._..•...••. Cauç:lo dos Directores...................................................., Bervic;n .77 : 138$015 lmox rifado ............................................................., Banque françnise pour le Commerce c/ coupous 47:2401,2611 Banque françnise pour le Commerce c/ coupous 47:2401,2611 Caísse Generale de Reports, diversas contas.... .. . ....... ...... .. Comp. G. Fer. et de Tr. Publics, e/ suprimentos de juros.... ..l • 11 n • » c/ fisc o... .. 11:267$023, • n " • • e/ cauç ão.. 8:3321,489J • 11 n • » c/ fisc o... .. 11:267$023, • n " • • e/ cauç ão.. 8:3321,489J 73: 864$877 50:i92$451 P3:4i0$023 ll ll )) )) )) )) )) )) Itapura a Corumbá..... ... .... .. .. .......... .. Comp. G. Ch. Fer. et de Tr. Publics, supprimentos ao trafego Comp. G. Ch. Fer. et de Tr. Publics, supprimentos ao trafego )} ,, )} ,, )) )) • • conta de saques ......... . conta de saques ......... . . 3:!l5i$800 1.321: 195$10!) 172 :418$273 172 :418$273 • • " • ,. e/ de.pezas 3:0G9$149 b . • • » • e / resgate e 1 • )) J) )) H )) )) " e/ suppr. pagamento de o nga(,Ocs .. ...................•••.•... .. . . .. ... . .. ... 8:826$000 F·iicalisação Federal..................................................... Saldos em Bancos no Rio........ ....... .. .... .. .... ... .. . . ....... ... . .. Caixa .. .. ...... .................. .. ......... ...... ....................... . .. .. . DiYeru111 conw de'edorll!.......... ... ..... ............. .. ... ........ . 78 :738$922 1 coupons .... . ......................... .. ...... ... ... ........ ............ 3.613:590$971 444: 000$0 90 1 Comp. G. Ch. Fer. et de Tr. Publics, diversas contas.. .... .. . 748:300$668 150:258$140 I· Caísse Generale de Reports, diversas contas....... ... ....... .... 559: 607$839 22 :190$133 · . 483:n3$270 1: Diverrns contns credvrns ... ... ... ... ....... .. .. .. ................. ... .. 235_:_0 _33_$_135 Réis . ........... 81.392:848$441 Réis............ 81.392:848$441 JoAo T. SOARES Presidente. S. E. 0.-Rio de Janei10, 81 Janeiro de 1911 AaTHUR Auou8To WJCRNJCCK FRANCO. Chefe da Contabilidade. ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL Annexo ao Balanço de 31 de Dezembro de 1910 DIVERSAS CONTAS DO ACTIVO DIVERSAS CONTAS DO PASSIVO = = = = = = =-== = =-C--:··= = = = = = - '-= -- - - --- -- - - 1 Fiscalisa1;lo : Qu ot.11 pagas Bahur - Ita pura...... .. ........... . 84 :000 , ' 1 , Obrigações a pagar...... .... ........ ... .... .. . .... .' 1 jl , jl , 1 1 ' 8:825$000 1-----------1 444 : 000$000 1 Premios... .. ..... ........ ................ .......... .. .,., ·. ......... ... .. . .. . .... . , 1 100:941$ 504 ldffll idem h apura- Corumb.'....•................, Saldos cm Bancos : Jnstrucção, que, atra vez de innumer:is difficuldades, se vão desenvolvendo com relativa rapidt!Z e animadora progressão. Divididos os trabalhos em duas partes - de ltapura á Campo Grande e d1• P e rto Esperanç:i á Campo Grande , trechos em que se realizam as cons­ trneç<'t·s , tPm sido. nos pontos de maior actividade, os seguintes os grandes l'mbaraços. (] ll ê com :d tos s:icri fic ios se estão vencendo : o preço elevadíssimo ele todos os tr:in sport1"S ; o alto custo da mão de obra ; a insalubridade das zonas que se 'àO :ihrindo; e, de ultimo, as incursões dos indios, que, além de deva&tarem. pre jurlican por eff eito das providencias postas em pratica, é a seguinte a situação ger_al dos trabalhos nos trechos em construcção: fü,tudos approvados, inclusive os 97 kilometros do Porto Esperança a Corumbá 965, 785"m•. Nos trechos em construcção, de Itapura á Porto Esperança: Revisão e estudos definitivos.. Locação Caminhos de serviço Roçadas. Em trafego. .. . Promptos a trafegar. Construidos om leito prompto.. Com obras de arte... Com telegra pho . Com edifi ios Com cerca.s. A,•a.nçamcnto méc.Jio a1:mual. . 797,oookm• 491,000' 417,000' 455,000. 24,000. 150 , 000. 3-i-9,000. 455,000. 250,000' 330,000 ' 87.000. 46,000 . 200,000 1 ...,, K, ,., do ,·m e l" ) -ir.L • rr1.11t :1, lí ,í •·m 11, - 1,x .11m 11, 1 1 . .. f ) Jlli, inw11t11 d,· t,·rr ., d11 " 'º , .1 ,. -.,- 11i111, -.. c uh "' : 6 .6 ;4 . 000 "':.. _,. 58 .:. 340. .- , 1. 4; 8. J. lll ', 1 .l (,:.Í, I •11 1 tn r.1 l ,i 1- 4,000m :i .. • • l " -',! r y 1lt .1 .. t • moli,h, • • roo:i1.t 10: . 3 .:6 • -'4 7·ººº • 19- 8 0 j . () rw1 , í rn,1110 ,l() ,......., ,.ti. 1111 m,:di.1. ,. d,· oo rr.th:i 111.1.Jo rt. do lado de l t.q ,11 r,1 , . 1 : oo .Ju l.1d1 , d,· l' t>r! IJ l . -, p · r.1111; 1. T recho de ltapura a Campo Grande l' r,, ml' lH" lt·it n ..,1tr,· lt ;,pu r::i • J 1111i,i. 11a c xlt' n ;'io d1· z6 kílo nwtros , foi , , , 11> li w l, , no llflP ultimo o t r;:i l,.1l ho d,· ,·o n. r run; fio d,1'- obra. de art(' assenta· nu 1,. Jo,. 1ri lt1t . linh.1 tl'ql ra l' hica 1· 1·d1!11 Í• lG. Ih tr il ho, artin ir,m .i k 1.rr,1w .1 do rio Pa ran;Í {'('la linh a provisoria, q1i.· 1 •,Ht iodo do k ilo rrwtrn 19 ,·.11· tn .,o , -.i n,, d,· t·m l 1,1rq u (•, no 1)i:1 26 dp Ago to ,, l, 11110 . P ro,(' .''11Í n 1 ,1 ..en t.1m1·11t1, d,.., 1r i Jl1, ,-. p,•i.l linha drlini,ti ·a até J upiá . onde , 1 • ·r ,...w1!1Hu irl. 1 ,l 1-c• 11· il ,rt· o riu l ir .rn.í. tic·an do 1n('l ui do todo o trecho , m 1111 tio "™'" d · : ,-1,·ml,ro d,· tQr o . l·. m; pl, ntor r.un , . -•fitado s os nlt imos 1r11t.."' n:i lmhJ d ·f111it i, ., tln l,1,I, dt• ·. f'.11101 . f"fn. t. r d., a linl a pro'ÍSOrÍa do IM!,, ,I • M· tto f ;, ,, q111·. pMtintlo do porto dt' t m h a r'l llf', ,·al· !'ll tr onrar na hnh) •I h111t l·a, oud t mi 'ffl • 1'0flduin o r, t. nte (k • l un. l ,qu n , . 1,.., , ,i 1 <1t I il.l " hnh.1 11, p m, 1,,.. 11 ,1 (lo !.,do di n·i t d() rio P Araná no ,1.111,, d• 1 1 11 ( ;,,...,, ,. •pw, }'.Htindo d., J l( if'tn «li' "mharqu<· ,;ir rntr()f)(';i.r na l1nk 1 ,', 1lll t \ •L , 11 !f t r.1n ·1., >f L11ln l'•H,1 1,- ,. fim todn" mat •·ri. l uma. )l)('()m< - t L J• mn.,. . l:rn,d •· um f o rtf' rrh . J l k t •"0<'1lf110lM .Ja.(k, p ., ra ("c.S(' fim . O. t11lh< · tt u •n am ' t,, 1 •'IC1d• . f' . , ., • ruida • . t.1ç.1n (1.. Tr - l 1 ô1. . no •Ir , ,..,. . ,, 1, 1 r, ,,1, I Q lô ., (1,n ,ti,1 JJ df' n, 7•'11i,r,, xtensào de 1 . 200 nwtros, que começa anlt'S da primeira chaYe da e-taç.io de Itapur:i. em direc-ção da barranca do rio Tieté. s<:Tvio para o transporte do mat erial flu ct uant e que foi montado á mar­ gem daquelle rio. Foi const ruido um pequeno trL"c ho tle linha provisoria, a segunda, para dar pa<;sagt·m aos mat eria es de construcç,1o entre ;is l t;icas 237 e 245, ;ité a <'On­ clusão do grande atnro entr e essas est:,c;is. Essa proYisoria prestará rcle,·antes serviços para retirada de pedras para a construcção da ponte sobre o Paraná, pois é muito abundante e de exce llente qualidade nesse lugar. Da estaca 945 parte a terce:>ira linha provisoria, que vae ter á barranca do rio Paraná do lado de S. Paulo na extensão de tres kilometros e 100 metros e em cu ja extremidade foi construido o porto de embarque. Nessa pro"isoria foram constru idos 3 boe.iros abertos e a estação do Jupiá. Da estaca 1.352, situada no Estado de Matto Grosso, parte a quarta linha p,ovisoria, de extensão de 800 metros , que 'ae ter ao ponto de embarque na barranca do rio Paraná. Nessa provisoria foi construida uma ponte de vão de 6 met, os. Foram tamb em construidos desvios para facilitar ;is manobras do embar­ que dos mat eriaes is ma rgens direita e esquerda do rio Paraná. Com o fim ele facilitar o embarque dos wagons e gondolas dos materiaes para a oonstrucção e attender a variação do nivel das agua)), do rio P a raná, foram construidas nas duas ma rgens direita e querda 2 pontes de embarque. Consiste cada ponte, nos seus traços geraes, no seguin tt• : - na extremidade das linhas provisorias f]UC ,·ão ter as linhas definitirns, existe uma linha em rampa de 8 á 9 % d e declividade, terminando dentro do rio. A linha que é dupla nas ram­ pas, sendo uma de bitola de um met ro onde circulam as locomoti vas , wagons e gondolas e a outra de 1m,60 onde circula a ponte de embarque conforme a varia­ ção do nÍ'el d 'ag ua , ambos têm o mesmo eixo. A ponte de embarque consiste em um carretão sustenta1'.SC:' c.1rretào que tem a parte superior horizontal exist,e , ma linha que tem I met ro de bitola que combina com a existente na rampa por meio de uma agulha fixa n:1 extremidade posterior elo carretão e se apoia, 1.ivrem ente, sohr" o. trilhos cb ramp ;i . A' medida que a.s aguas do rio sobe ou d elle acompanha esse mo,·ímento por meio dP cahos de aço preM a. 2 guinchos assentados á margem - 4 , u, n L,,•m, 11l ,1r , ,u ,l, ·· r , f.., i!i1.111do pt>r t"' * modo 1·ml,:i rq1w dos wagons e ., .;,do l.1, . . d, t m, 1 , • 11tr •· o 1-<,rto ,1,, l.1rln d1 , E,t;iJ<> de :,-;io P:wlo e do Estado . f.,j " ·" ·g11 í nte : l' m 1,·I •• .1d 1tr d,· 1 10 rai a!!, ,., , d11a la n ha. p.H.1 :i tr an -s:- ía dos mat · qH•· f , ,r.Hll 1101 111.1.t,, t-; ,-rn um ,--.1. il,·ir, , pr.-,, Í '-<>r io in, t.d laJ.-, na ma rgem 0j 11,: ; r.J, "· h'11rlo 1. S( U rn ,1111r t ·· t·Í 1),:,1 para llelos e nor­ m.il1w 111t· ,i ,·l lt· Ío <, unq ,l lt.w·11d.1. 5 li r1h, ,. p a r J l l t'l a.,; 1,11.J,. ficam os wagoo gon­ . ,l., q 11.i 111 l11 c.u n ,td r.: . n r a n, 1; m• 110 : ftito com um locomotiva que r :·boc:i n wagon at entrar dt'n f" ,t., um., d.111 lmh ,L d., l.11l<'h a , f!U . • acha ligada fY)T meío d engate 1 , .. i.i, . · 1inh.:i lli> l .lf rrt .í1). ·t • rnun.u l.1 . .1 ot)('Taç.111 : wtirad cio . y. tnna d · J.1n,ha!< uma gondola t • 1.1 u l•· d,, r J ",f, , l,ln ·arla um, outr ca rrega l.1 1.·. a . im ULX'c s iva mente. e 1, "' · m,·1110 u 1n iço dC> ca rga e descarga ·1t.i d um, , hor p,1r t',l ,{ t "I . Em 11,och rt>g11I . re<, o rdx1Cador poderá l u r, l..l • n.; 1-uT1pt.· .i pt I ·mln f atn J em e i,w de nt · i lade. E ' 1w,· . c,iln ,1 • a 1uí,lç, 1 rk· um ou t ro relxx.:aeiros abertos na linha provisoria do lado de São Paulo e um boeiro duplo de vão de om,80 na estaca 1.850. Foram construidos doi,; pontilhõe. de alvenaria, sendo de vão de 4 metros na estaca 601 e outro de vão de 3 metros na estaca 1.073. Foi construida uma ponte de mad eira de vão de 6 metros na linha provisoria do lado de Matto Grosso. Foram construidas 4 c asas de turma, sendo tres do lado de São Paulo e 1 no de Matto Grosso. No fim da linha pro"isoria de São Paulo, foi construida a estação de Jupiá, que é de terceira classe. Foi taml,em const ru ido ant es ua primeira chan: do pateo de ltapura um triangulo de reversão. Foi feita. a d rribada das ma tt as situadas no perímetro demarcado para o patoo da C!,tação de ltapura. tendo !lido fec hada com c ca de arame a parte inforior do mes mo, abaixo da linha principal. Foi feita a derribada das arvo rt:'s dos la dos i · latt·r;w d,· .J nwt ro ,; ,·:1da 11m. no ki l o me tr o 205 ma is 931. J a fni t r.1n ·por!. da .1 m:1d,·i r:1 ,,:ir:i .b ,;, •gu i n t, ·s p 191 r. Trilhos de aço de 25 kil o s por metro corrente.. . T alas de juncção Parafuzos.. Arruelas.. . Grampos .. . Dormentes Appar elhos de mudança compl etos 1 8 . 0 0 0 28.000 . 54.000 905.000 965.000 120.0000 30 Material rodante Locomotivas TEN-WHEEL.. 2 Idem Consolidation 3 Idem 4 rodas con jugadas ... I Idem Mogul... 2 Idem 3 eixos conjugados - (Koppel).. .. .. Idem 2 idem, idem - (Koppel)... Wagons plataformas de ferro de 10 T. 8 Fourgons de 20 T. 2 Wagons de animaes de 20 T. 2 Wagobs fechados de 20 T. para mercadorias .. . Idem, idem, idem.. Wagons platoforma de 20 T.... Idem, idem, para mercadorias de 20 T. Foram recebidos durante o semestre 19u : Locomotivas Mogul de 25 toneladas.. 4 - 12 - Esta lrJf' Ofnot i':1s .,,. ar ha m á bordo dP um, ·a por encalh ado pouco abaixo d1· F.s pn ança. Eixoc; com rodas para troly s Of> linha qo ,, 11to1n c a p acidade 4 Id1m . idt·m, de zo"'3. idem. 6 Idc·m, id 111. de 10 "' idem. Toda. ,·lla.s n,m '"' rr p<'f:l in )s Uf'!' <>rtes rlf> fe rro . Cai xa . d 'ag ua ci rc u l.irrs de, om de ca.pacidadc 2 Idm1, id11T1, df' 6m3 Uf' idem 2 Idem, idem. de 2• 2 d" id tm. 3 !lombas centrifugas 3 Idem á mão 4 Idem, idem ... 4 Td :m de convez 4 Moinhos dr vm to com homha 'l. .. 4 Forn m r('('("O i rl d ur.1nte o prim1·i ro semestre> d!' 1911 : T.oc-omo,·el df" 6 hp. I I dem d 8 idem .. . I Trk,n dr.- 72 idem.. . 1 E t. u ltim. lnrnmovf'I é d, 1: tinada offir.inas de Aquidauana e e.tá á hofdo do. , • por ;l(i l,an,•u.-ic lt, t::n<:nlh do , baixo de E pe,ra.nç:t. Tra tor para tran porte terr tre 2 F0t1r ROO d ·• rod as idem, idem. 2 11inda t l"t' automovci de 3 T ... 2 ldMn fixo de 12 T. T A pparelhos tC'lrgraphi Mor .. 8 T .lí -ph< ph<>norhornci ... R ort "' tll<' . com an naç iio d fe rro. . (.;ui.ncho li v. por irlem, idem 1 Oat · la d madeir 2 - 13 - Embarcações Chatas de ferro de 50 toneladas 2 Batelões de madeir.1 3 Chalanas pequenas. 3 Foi feito com o maior in teresse o serYiço clinico e de defeza sanitaria. Trabalharam em média cerca de r . 200 operarios. Miranda, 15 de Julho de 1911. R. KESSELERING, Engenheiro Chefe. , . ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL . Relatorio do trafego O trafego da Estrada de Ferro Noroeste do Brazil, limitado, ainda, á primeira secção, que, num percurso de 437 kilometros, se extende de Ba­ hurú á Itapura, começa, segundo o previsto, a se desenvolver com auspi­ ciosa animação. E, attendendo-se ao crescente movimento de vida nas regiões que a Estrad a atravessa, onde, a par do povoamento do solo, se notam a actividade de varias culturas e o traJalho, bastante promettedor, de algumas e novas industrias agrícolas, é de esperar que a expansão d t:s_se trafego se accenrne. Assim deverá ser, maximé qua1iào fôr iniciado o serviço de tran­ sportes na segunda st:cção da futurosa linha ferrea, que· ahi cOJita cerca de 300 kilometros de leito construido e com trilhos, devendo, em Jre ve, a maior parte dessa extensão, já preparada e prompta, ser trafegaJa. ' ileneficio de lucro não era de presumtr qne tivesse o trafego nos pri- meiros annos da exploraça.o.. Porque, creando-se tudo numa zona em que, antes da Estrada, nada havia além dos fartos recursos da natureza offerecidos ao traJalho do homem, é o tempo condição insupprivel á compensação dos sacrificios feitos em construil-a, de lado outras vantagens que desde agora, e em grande conta, está prestando a Estrada ao paiz. Ainda assim, e no curto tempo de trafego da primeira secção da Noroeste do Brazil, são dignos de consideração os factos que se ligam a estes algarismos do seu- movimento : ou mais 21 °lo• Receita de 1910 .............. li )) 1909 .............. Differença ....................... 516:79°$855 - 426:933$739 89:857$116 Despeza de 1) )) 1910....•.....••. 1909.............. 940:058$117 818:856$785 ou mais 14 °Jo. Differença ....................... I 2I:201$332 A receita, pois, augmentando de 21 °/., o augmento da despeza foi apenas de 1 4 °{o. -2- A despeza não excede u, como se vê, de 2:!7 3$000 por kilometro de linha em tra fego, apezar de se trat ar de uma estrada nova, cuja conservação, nos seus primeiros tempos, é sempre exigente. A este respeito cumpre dizer que foi rigoroso o cuidado da admi­ nistração em vigiai-a e servil-a em toda s as suas necessidades, quer quanto ás obras feitas, quer quanto ao material fixo e rodante. Na linha provisoria de Jupiá, que, indo até as margens do rio Paraná, garante a sua travessia por um excellente serviço de feny-bMI, o trafego tem sido inten so, especialmente .o de transporte dos materiaes para a segunda secção da · Estrada, cuja construcção muito avança todos os dias. Foram observados os horarios, funccionou com ordem a linha tele­ graphica, não houve accidentes e bem cumpriu os seus deveres todo o pessoal do trafego. Maiores detalhe s vão indicados nos quadros juntos e com presteza vos serão prestadas outras quaesquer informações. Bahurú , ::o de Março de 1911. Exmos. Srs. D,i-rctorrs da Estrada rle Ferro Noroeste do Brasil. G. SIMON, Chefe do Trafego. ANNEXOS DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL BALANÇO da Receita e Despeza no 1.º Semestre de 1910 -- - t E º_ .1E,__1r_- :== = = = = = = =PA :: __L:º 1 i- =.::--- -) - - - Ez_.._ A ··- - - .· ·:=:.:·=·P·=E·s=s =<)=A,=I === M=A=T=K=R=I =A L= =l = ·=r o=T='=AL= Passagens e fretes Viaja nte s .. . ... . ... ........ .... .. . . .. .. ........ . ... .. . .. .... _. ... . Nlercadorias ... . ... .. ...... .. ........... ... ...... ...... . .. .. . Bag agens e encommendas ................................. 64 : í-l U$1i:2!J 4H : Gli3$ 000 5:56'1:f;G:W 1 j Amm1ssão pela arrecadação > Companhia Noroeste.......................... ó:546$070 » ao traí go .......................................... 805$000 n á via permanente...............;................. 337$600 » » construcção ..................................... 7 :999$:500 » >> Companhia Noroeste.......................... ó:546$070 » ao traí go .......................................... 805$000 n á via permanente...............;................. 337$600 ·Serviços á particulares .... ... . . ... ... ... . .. ... ........ ..... . 1:2 $000 1:004$110 573$020 5:678$100 12: 144$1 65 1 : 577 $ 1! 0 Policia da via permaueote............................... Conserva t;ão da linha .. ..... .. ..... ... ; 87 H94$060 Edificios e de.pendencias ............... 122:952$600 2:737$300 aS:09$0067 1:327$170 } 255:220$997 Via permanente » » M. Mello & C;..... ......••.... . . . .. .. .. . .. . . 584$300 » » o tras repartições.. .. .. .. . ....... ... ..... ..... . 220$800 120:599$75{J 275:717$764 Deficit......................................... 227: 595$158 503:312$922 » » M. Mello & C;..... ......••.... . . . .. .. .. . .. . . 584$300 » » o tras repartições.. .. .. .. . ....... ... ..... ..... . 220$800 120:599$75{J 275:717$764 Deficit......................................... 227: 595$158 503:312$922 Serviços á construcção...................................... 119:794$650 20:366$070 503:312$922 ESTRADA DE FERI.to NOllOESTE D.O - - - - - BRAZIL BALANÇO da Receita e Despeza no 2.º Semestre de 1910 Il:b CEITA Pi lt C I iL T OT AL DESPEZA PESSOAL MATERIAL TOT AL Passagens e fretes Viajantes .... .. ... .... ... .. ... .. .. ... . .. .. . .. ... . ..... . ... ······ Mercadorias... ... .... ... . .. . . .... .. .... .. .... . ... .. .. . .. .... .. Bagagens e encommendas .... ..... .. ... . ..... .. .... .... .. .. 4'.1:4:26$0 30 77: 84$4ti0 ti : fHJU:ii l60 Admini stração e d irecção geral ......1 14:870$400 3:964$900 18:835$300 Telegrapbo . .... .. ............ . ... .. .... ... .. 3:300$000 1:)63$500 5:263$500 Alm oxa rifado ..... .. .. . ... :............ .. 1:200$000 .................. 1:200000 .t..niinaes... ... ..... .... ... .. ..... ... ... .. .. ... ... ... -·· ... - · .. Carros .. ....... .. ... ... ... ... ... ... .... .. .. . ... .... . ..... .. . ..... . Rendas diversas Telegrapho ..................................................... ,1:470$í40 Tracção.. .. .. .. .. .. .. .... .. . ....... . ... ... ... Via permanente ... ... .......... ... ...... .. . 31:549$470 200:907$875 28:964$940 5:541$430 60:514$410 206:449$305 Armazenagens e recibos... .. . .. . .. .. .. .. . ... ... ... . .. ... , .. 1 :1:l G$800 l1ultas .. ..... . . . ... .. . ..... ... .... .. .. . . .. . .. . ... .. ... . ·· ·· ···· · 82 G50 .t..lug uel de casas...... . ..... . ...... . ....... .. . ... ... .. . .... .. 3:175$200 Rendas diversas Telegrapho ..................................................... ,1:470$í40 Tracção.. .. .. .. .. .. .. .... .. . ....... . ... ... ... Via permanente ... ... .......... ... ...... .. . 31:549$470 200:907$875 28:964$940 5:541$430 60:514$410 206:449$305 Armazenagens e recibos... .. . .. . .. .. .. .. . ... ... ... . .. ... , .. 1 :1:l G$800 l1ultas .. ..... . . . ... .. . ..... ... .... .. .. . . .. . .. . ... .. ... . ·· ·· ···· · 82 G50 .t..lug uel de casas...... . ..... . ...... . ....... .. . ... ... .. . .... .. 3:175$200 Aluguel de trens e vehiculos ... .. .. .. ..... . .. .. . ... .. .. .. n >> boteqnins e bandejas..... . .... .. .. ... ... ... » » chaves ... ..... . .. .... . ..... ...... .. .. .. ...... .. . Rendas eventuaes. .. . ... .. .. .... ..... . .. ...... . .. .... .. ..... . Commissão pela arrecadação elos im postos............. Estadia de wagons.... .. ..... ... . ... .. .. ....... .. .... .. . .. ·.. Venda de objectos abandonados .. .. ... ... ... .. .... .... .. 2:581 $T 20 388$700 l: G74$GOO 1 :115$000 580:3000 l:•171$ 100 384$08G 15$000 133$000 l38:2iíl$570 Trafego .. . . .. . .. .. . . . .... ......... ...... ..... 82:669$740 Locomoção ... ..... .. .. .. .. .. ... .... ... ... .. 31:G53$480 21:789$420 104:495$160 8:370$040 40:023$520 Certidões e segundas vias............................-. .. . Trafego 36$500 12:5!)9$076 Objectos a inventariar, fornecidos á Companhia......,................ Locomoção 525$800 Servi ços á particulares .... .. ..... . .... . .... . . . .. .... ·· .. .··· n >> construc<;ão .. . .. . .. . . .. .. ... ..... ... .. .... .. .. .. . . Via permanente Servi os á particulares .... .... .. .. .. ..... .. .. .. ,.. .. ... n » construcção .. . .... .. .. . ... ... ... .. . .. .. . .. . .... . Objectos fornecidos ao telegrapho... .... .... .... .. .. . .. . 1:293$250 8:777$4 0 854$ü00 78:0fJ1$ 375 280$000 10 :070$670 79:625$J75 - - - - -- - - - 241 :073$091 Deficit... .. .. .. ... ... .. .. . ... ... .... ... .. .. . .. . 195:672$104 436:745$195 436:745$195 E S T I<.A DA DE F EI<.1{0 NOI<.OESTE DO BI<.A.ZI L Linha de Bahuru a Itapura S t1111111ar i o (l o 1 r1o v i rr1e 11t o fi 11a T1 c e ir o e r r1 1 f) j 0 11 D IF FE RE K ÇA D E 190 !) I1', Porce nt age m l' or tr em Por vehiculo P or DESW :N : Ç' i U QU,,;TIA8 I 1 da kil omet ro k íl ometro kilometr o Para ma is P ara men os IJ Hcc eí ta °Ir, de linha RECEITA l'assagei ros.... ... .. .. .... . ... ... ........ . . ... ... . . .. .. .. ..... . ... Ba a (!ens e encomm end as ... .. . . ... .. . ... .. . . . .. ... .. . ... . . AntrrÍaes. .... ... . . ... ......... ...... .... . ... .. .. ...... ... . . . ..... . llercad orias ....... . ........ . ..... ... .... .. .. .. . . ... ... .. ... ... . .. T e le r mmas .. ... . .... . ... .. ... . .. . .. ......... .. .... . .. ....... . . .- l 11gue is . .. ... . .. . ... . ....... . . ..... . . . . . ... ... . . . . .. ... . .. .. . . . . Com rn issões sobre im postos .. .. .. . .. ... ... . ...... ... . ... .. . .. D iversas..... ... . .... . .. . . .. . .. .... . ..... . . .. ..... . ........ . ..... . Tota l . . . ... . .. . . ...... . . . . . .. .... .. . .. ... . li 1 11 -L l 7:2::i ti:j9 :ZO:IA 3:35 3 l'2: ij/j():,(i8 0 :2: :t, 8:3!130 :535 8:20 005$320 l :2G: U47 $ 46() 18 :715$JH O 7:D05::i1J O :2:614:3100 I I 11:71 8:3 100 1:.-)'.)8:3 100 1 : O I 7$Wi l li l,:3 ül 238'0 ! l'J $ ll2õ 1- - 4-: 1_,:_,_ ,_4 .;_ _;;:_2:2:.. - - - - - - 5Hi : 7'.10 $8 50j I S!l: 8 6GS4Hi DESPEZA Ad mi nistração Gera l. .. ... .. . .... ..... . ... . . . .. ... . .. ... ..•. .. Trafego .... ............ . .. ... .. ...... .. .. ... .. .. .......... .... .. . Locomoção .... .. ...... .. .... ... .... .... . ... ... ............ .... .. " i a perman ente e edificios.. .. . ... .• .. . ..... .. •. . . .. .. .. . . . . .. Te legr apho ...... ... .. ... .... . . .. ....... ..... .... . .. .. ... .•. .. .. Al moxa rifado ... ... .. .. .. .... .. . .. . .. ... ..... . .. .. .. ... .. , . ... . . 48 :!8)()$820 183 :rr28S5ü0 :230 : 0 Gl i$445 4ü1:G70$30:2 14:202S!J!JO l:200$000 7 : 42:2$ 124 74:12G$Cii4 15 : 384$459 27: 151;5 0 r,4 2:073$234 814$735 T otal... ..... .. .. ... ... ..... .. ....... ... !)40:058$117 124 : 08!)$ 301 2:8879$69 Companhia Estradas de Ferro Noroeste do Brazil Linha de Bahurú·Itapura Receita e Dcspeza de 1910 MEZES I ! R ECE I T A 1 DESl'EZA Dlff !CIT 11 J ane iro . ....... . .... .... . .. . .. . ... ,. ......... .. ... .. ...! 60:80!J$ 2GO !)4:606$850 33:7!)7$590 Fevereiro.... ... ..... ...... .... .. .......... . ... ...... . •1i : 2 4$ii3 iS:862$85 ! arço ..... .... .. .... ... ... .. .... ····················· 4i:425$0!JO 76:311$!)60 '28:88G$8i0 Abril........ .. .... .......... ......... ...... ........ . 42:41!.l$700 78:133$9351 35:714$233 i1:aio ...... ...... ... .. . . . ... . ... .. . .. ....... .. . ... .. ·. 45:067$0i!) 10G:457$4l7 61:3!)0$ 338 1 J unh o .. .. .. ...... ... ... .. .... ..... . ... ... ...... .. .··· 1 1 J ulh o ..... ... . .... .. ... .... . ... . . ... .. ..... .... ·· ··· ··· : A g os to .... .. .. .... ...... .... .. ..... . .... .. .. . ... .. . .. Se temb ro . .. .. .... .. .... ... ....... .. ... ...... ... .. . .. OutuLro... .. . . .. . .. . .. .. .. .. .. . . .. ..... . ...... ..... . NovemLro... ... .... ..... .... ... .. ....... ... ... ..... . DezemLro ... .. .. . .. ... ... .. . .. . .. .. .......... ... .. . 32:7il$837 ;}0 :1i4$819 33:018$6!)3 1 36:330$!)54 51:453$775 32:785$440 57:30!)$410 516:790$855 68:!)3!)$!)10 G8:281$4i0 73:103$340 70:82fl$8!)0 78:891$G80 73:348$825 72:289!$)!)0 940:058$117 36:168$053 38:106$651 40:084$647 34:498$!)36 27:437!$>0 5 40:5ü3$, 85 14:!)80$580 423:267$262 MEZES I ! R ECE I T A 1 DESl'EZA Dlff !CIT 11 J ane iro . ....... . .... .... . .. . .. . ... ,. ......... .. ... .. ...! 60:80!J$ 2GO !)4:606$850 33:7!)7$590 Fevereiro.... ... ..... ...... .... .. .......... . ... ...... . •1i : 2 4$ii3 iS:862$85 ! arço ..... .... .. .... ... ... .. .... ····················· 4i:425$0!JO 76:311$!)60 '28:88G$8i0 Abril........ .. .... .......... ......... ...... ........ . 42:41!.l$700 78:133$9351 35:714$233 i1:aio ...... ...... ... .. . . . ... . ... .. . .. ....... .. . ... .. ·. 45:067$0i!) 10G:457$4l7 61:3!)0$ 338 1 J unh o .. .. .. ...... ... ... .. .... ..... . ... ... ...... .. .··· 1 1 J ulh o ..... ... . .... .. ... .... . ... . . ... .. ..... .... ·· ··· ··· : A g os to .... .. .. .... ...... .... .. ..... . .... .. .. . ... .. . .. Se temb ro . .. .. .... .. .... ... ....... .. ... ...... ... .. . .. OutuLro... .. . . .. . .. . .. .. .. .. .. . . .. ..... . ...... ..... . NovemLro... ... .... ..... .... ... .. ....... ... ... ..... . DezemLro ... .. .. . .. ... ... .. . .. . .. .. .......... ... .. . 32:7il$837 ;}0 :1i4$819 33:018$6!)3 1 36:330$!)54 51:453$775 32:785$440 57:30!)$410 516:790$855 68:!)3!)$!)10 G8:281$4i0 73:103$340 70:82fl$8!)0 78:891$G80 73:348$825 72:289!$)!)0 940:058$117 36:168$053 38:106$651 40:084$647 34:498$!)36 27:437!$>0 5 40:5ü3$, 85 14:!)80$580 423:267$262 0 31:638$072 1, Linha em Demonstração da receita 4 3 7' kilon.1.etros s durante o 1.º Semestre de 1910 PASSAGENS E FRETES RENDAS DIVERSAS 1 TOTAL .T OTAL ESTAÇÕES 1 BAGAGENS VIAJANTES E EN- ANIMAES 1 1 ALUGUEL ARMA · CO NCRRTO 1 EliTRF.GA -=::- NO NO SEMESTRE COMMENDAS CARROS ! MERCAD ORIAS ;DE TREN Tm..c ZENAGENS MULT. S ENVODl.UKCROS A DOMICILIO EVENTUAIS 1 SKMF$TRE 11 ANTRRIOR ========r ====f== == = k=== = 1= = == - EI VEH1cuvs 1 15:030$ó07 2:549$070 215$800 73$900 1 28 1 474$720 65$500 11$900 j 29 $289 37$900 3$100 8:388$81!! 306$970 128$:rolt TR Y-.NS T El. EGRA l' trO 1 1 1 !U I.T AS SEGU R OS I BAGAGE S AL UGUEL A H. ri.T A - ) V I AJ A NTE S E EN- AN IM AE S CA RR OS MERCADOIU A SI l>lt TR Y-.NS T El. EGRA l' trO 1 1 1 !U I.T AS SEGU R OS I 1 ' 1 l 1 1 NO : NO S>:.l"-STRE CON C ERTO ENTREGA RE NDAS 1 DE A SE ME STRE I ANTERIUR = = = = = = = = ==;== = = =='=C=OM= =Mt=N:==DAS==!== = = = = = = = c:c====== = = =; =E==·==VE=-=l =·l===l=C==U=LO=- s===== cc= = "' '==,=Z,=1·N=A=G. =S=N' ==l =c--=== = "' --== =- cc--=- =[·E==,vi=o,=1 U-C 1=tOS_ · =-- º=º- M=IC= I=L J=·0 -'7,=E' =V =>: T=U =A.Es l :;== ··._ _ _ _ _ I I 0 ---· _ Bahurú ... .. .... .. . ..... .. . . ... ... 17 :033$628 2 :970$470 1:04 3$000 225$400 45:9 ,",4$ 100 l :5 74$ 600 1 l : 32,,$030 4 GQSr;üO 70$Gõ0 - - - 39fi$ 350 1 71 : 0 58$3 28 1 47:2 11$977 Vai de Palmas.... ..... ... ... . . . P. Tlhiriçá... ... .......... ... .•.. 425$43 1 221$622 47$600 15$800 18$300 $800 829$900 218$800 19$800 18$ 600 $GOO 8$5 00 32$800 1 1 26$750 1 1 :374$4 31 610$872 725$120 9!!9$18 9 Jacutinga ... ... .. . . . .. ... . ...... ... P. Alves ....... ......... ... .. .. . T. Piza.... .. ..... ........ . ... . .. . L. Müller.... .. . .. ..... ..... .. . . . P . Penna.... . . . ....... . . ...... . . A. Lins.... .. ... - ... ....• ... . ... H . Legru .... ... .. . .... .. .. .. . .. . M. Calmon .. ..... ........ ... .. . P ennapolis ....• ....••• .. .•. .. . . . . G. Glyceri o ..... •• . . ..... .. . ... Araçatuha . .. ...•. ... .........• .. C. Azul............ ...... ..... ... Aracanguá..... .. . ........ ..... . M. Bacury .... ..... ... .. ..... . . . 196$777 34$600 18$100 Lussanvira...... ...... . . ... . ... . 378$238 43$600 6$600 Ilta Secca .... . ... ...... . .. .. . . 236$891 19$200 1$000 Iatpura.. .... .. ...... ... . .. .. .... . 6: 949$060 1 : 659$320 128$520 M. Bacury .... ..... ... .. ..... . . . 196$777 34$600 18$100 Lussanvira...... ...... . . ... . ... . 378$238 43$600 6$600 Ilta Secca .... . ... ...... . .. .. . . 236$891 19$200 1$000 Iatpura.. .... .. ...... ... . .. .. .... . 6: 949$060 1 : 659$320 128$520 Anhangahy... •.... ...... ..• ... 4: 115$343, 442$220 1 :890$667 159$400 3:014$383 290$100 963$207 74$400 728$226 59$600 l : 235$79U 1 80$8 00 322$536 27$200 8:244$760 248$450 3:642$849 502$600 473$061 22$800 250$468 22$900 206$730 9$700 22f,$3íl 9 110 $200 3:670$966 65$200 186$400 3!!$100 117$700 24$900 219$GOO 66$800 3H$300 289$700 179$200 86$600 2$000 $300 105$100 11$100 58$900 10$800 14$ 400 62$200 1 7$000 7:147$600 6 : 465$ 0!'0 5:745$600 1: 588, $jOO 7()4$100 3: G, :l $50 0 3 6$300 l: l 7G$ 50 0 1 :07U$ 100 . 15$ 600 100$400 5$300 26$000 25ú$700 146$500 41i$ 400 81$600 346$000 1 84$100 83$700 53$900 55$9(10 $ GOO 1 166$400 342$50{) 308$370 49$500 75$GOO 29$400 44$470 212$200 65$200 76$800 95$900 liJ$-lOO 14 $ 100 5$ 200 2G$ 700 4$6 00 7$200 1$000 16$101) 2 1 $ ã00 l$GOO $GOO 1 4$8 00 $100 $200 $600 1:402$500 337$500 1 9;$000 i 158$õ00 1 332$200 5: 596$09l 5: IGG$992 3$200 503$835 185$936 1!) $400 5: ii28$4 I O 7 :5 !12$279 100$100 5:831$019 6:544$241 173$0 00 8 22$161 967$580 3$400 4ô3$768 060$868 1$U00 :.!53$630 531$765 $200 512$3li9 3:.!4$ 191 112$10 0 4:3 :.!2$0iiti :.!7 : 730$60 1 22$900 484$177 1 :246$129 _ 4$800 554$()38 190$413 - 1 2$ü00 436$791 1 :8 7'1$ 610 $ 000 11 : 895$5:lO 1: 170 $512 332$200 5: 596$09l 5: IGG$992 3$200 503$835 185$936 1!) $400 5: ii28$4 I O 7 :5 !12$279 100$100 5:831$019 6:544$241 173$0 00 8 22$161 967$580 3$400 4ô3$768 060$868 1$U00 :.!53$630 531$765 $200 512$3li9 3:.!4$ 191 112$10 0 4:3 :.!2$0iiti :.!7 : 730$60 1 22$900 484$177 1 :246$129 _ 4$800 554$()38 190$413 - 1 2$ü00 436$791 1 :8 7'1$ 610 $ 000 11 : 895$5:lO 1: 170 $512 fi8$400 1 _ - l : i !õ:fW i3 9 :001$ 107 9 ::l54$283 2: U04$507 1 :!130$426 10 :(l2i:ii88:.! 6:4i2$156 5:2G6$:.!4G 1: 39()$ 158 49: 42G$030 6: !!96$160 2:581$720 388$700 21 ó$400 8Uii $Ji UU = ---,--=-- 1 1 3:6 : ; $ .!00 14-7 :238$760; 1-- - J:_!8 : _3 7_2$-299 ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL Linha de Bahurú a Itapura Movimento Geral do Trafego por Estações em 1910 PA8SAGEIH08 /! A l'õl M .H :S B. l ;AG l::K S E EKCv ) l - )! EKCA DOK IÀS - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ,1,: )l E:-P.S ESTAÇÕES I! il N .• Importe 11 N .• 1 1 liT oneladas / I mp orte 1 Toneladas 1 Bahurú 1 7 .!)78 1 !32: 06!:j; l:35 1 1' 26G 1 j l : ::!.j !) ' -lll ) '1i, t.i:.? .8 70 1 5 : 5 1!). õ l O j11 :!. 11,:i . 245 i 3:!l85'ii:'IOO .. .. ... .. .. ... ..... .. ....... ... .......... . ..... .. ....... ... .......... . ,l·l'!' , 00 , ,l·l'!' , 00 , -t1lf1. 3 22 -t1lf1. 3 22 Vai de Palmas................ ... ... .. ... ... ........... ...... .. . 3 P. Tibiric.;á . ........ ...... .. . . . . l .0!)5 503 503 I I fl00$151 ,, ·, 36 i 10 : 10 : ;,:;!Hill ;,:;!Hill 311!-i:!LIO I1!1 fí . O.-S3 1 l ºº i! -l77 . S:)J !f :l 2$0t)ll 714:i-::!OO 714:i-::!OO 4 Jacutinga......... ....... .... ......... ...... ...... .... ........ ..... . õ P. Alves... ••...•..... .......•. . . .. .. .. ..... . . .. . .. . .. . .... ...... 6 Toledo Piza.... .. ... ......... ......... . ............ ......... .. ... . 7 Lauro Mü Iler........... .. .. .. .. ......• ..........• ... ..... ... ... ... 8 P. Penna......... ...... ...... .......... ... ... . ...... ... ........ . 9 A. Lins ....... •. ... ....• . .. . .. .• . .. .... .. .... ... .. . ....... ... . . 10 H. Legru...... ..... .•. •...... ...... . ... . . . ......•• ... ..... ... . .• 11 i1. Calmon...... .. ... ... , .... ..... ......• .• .... . . .......• .. . .. . . . 3.437 1. 417 1 . 668 526 • ü8l ! 74-1 1 l!l7 . l. fl 8 7 ' 7 : 4 fll i, , ) j .j 3 : 42 1 0:!:3 1 [1: Q,j: 8:!!1 i' 1 : :) U,:i$!)U l : l : '71 jJ .$ 8 -l 1 i i 2 : ;i:3l $1 i!) l 1 47 (i$1) :! I 7 : nt1í;li:trn 411 i i l 41$ 70 LI Í l. 2 77 1 . H 5! . 7 8 8 :ti :!2 $ 70 () :H;í;80U 1 2. ti!J l 1 l() ' l$ -l ()() ,Hlc>.4tJl 2:t:38$:.!00 i l 41$ 70 LI Í l. 2 77 1 . H 5! . 7 8 8 :ti :!2 $ 70 () :H;í;80U 1 2. ti!J l 1 l() ' l$ -l ()() ,Hlc>.4tJl 2:t:38$:.!00 78 , (il 23 lii i 4:3 1 8 : 1,H 3 14 :f;ti ULl 4.J:3SOO '! 2 :.!Li $ 50t) 142.$700 3()$ 701) 1 f>.,-1:fiSt)O 17 .() !tli 1 5 18$ 0 11 5 18$ 0 11 2 .,3 3 1 2 .,3 3 1 ti . i :.?3 2 . 18 3 -1.0 G:.! lifl1 2-:,.287 7 ;! 1! )( ) 11· li li :fo .1_.400 : 4 ü !l$ -0l 0 llll;fi-l(I() 11 ::!ttt):f; J() J ·I -tt):l.:.!()ll 1, "l) ·-. -:.,l.); -) o 1li, :L -;!18 . 172 4 .0 7 .-l LH l 1 17,.j 8 14 1 !Htj. 7!)8 s.aog / :l:.?:.!.01:.? 1:.!:: 3()!)$ 100 Hl: !13 $00 0 !l 1:.!;fi-tllO 6: 7li ti$:{()() 4=3 :iiltltl :.! : 50:.!ii.j()(.) 12 Pennapolis...... ..... • .. ... , .•...• ..• . .... . ... . . ......... . ..• ...... 2 .0 33 1 7 : ;j:j1:,1) 1 ú 1 2 ,.:;2 100 !' !' 113 . 3: J 2 ., !l :! 4 l SO '1 ::!H 3 . 4l l•, : :l : i:.!!l$9UO 13 G. Glycerio......... .. ................ ..... ....... .......... .. .. . 14 Araçatuba... .. ..... ..... ..... ...... ........... ...... ........... .. . ló C. Azul..... ......... .......... . ......... ...... ......... . ..... .. .. 16 Araguanguá ... ••... ......... .. .... ...... . . ... .. .... . . . ..... . ..... 17 Anhangahy......... ........ ........... ... ... ...... .. .. .. .... .... . 18 M. do Bacury..... . ... .. .... ........... ....... .. ........... ... ... 492 1 lfiO 145 188 : 3.023 I 350 ' 1 : 117- -:i! l-ll 1 ()!{ :!$:;:;,; li li fí:l'l :j;.j!l5 1 408:f;: !10 28 :!:1!)5$0-i 7 1' 6!17$206 , 40 1 : i •l 1 5 3 30 1 Hl ' !IS$ :l Oll l Oi;8 ()11 3$00() ii ii 105 :fi lOU i 10:-MOO 1 ::!U:$:!00 1 .377 7 00 l . ;j;)3 1 7 !):j;!)()!) l . O!l l I 4 8:, ! 0 tl : 4 . .J8i I Vl-l;iit illll 1 ,;_ü7l 1 775$:w o i1 l . 710 i 77$)00 11· 1 7 . a :! : 8. 1()3 : 78G 1 2 . li Ol:I , :-li .SII 40 . Úli!l • õ 8$ 201.I 2!36$8(1() 2 ti}Sl l0 41$ :fü(I 985$·i0) iiA $ -)0 t.l 19 Lussauvira . .. ..... ......... . ........ ..... .... .. .... .. . ... .. .. .. . . 20 Ilha Secca...... ..... . ....... . .. .. .. .... .. ...... .... .. .. .. .. .... .. 21 ltapura....... ......... .... ......... ... ..... ...... ... ..... ... ....... 2:30 400 879 4 SO;li15 1 , 3 , 1 :!1!) 4$00 1 i ., 1 7 : 801$572 j 1 j 1-$:.!00 l ;fiOOO ] 4 1 $ 1.2i 0 11 1. O:l:2 !l2$tl00 li 8 7 l 1 10 4$ :lOO 7. 02 3 1 : RA l $ 2:.!0 1 14. 59R 1 13 . l 71 41 . 88 1 ti 8 () () R::!$700 2: 027$,!tiO 28. rn:i j 114: 17:!$ii 59 11 l :H S i 3: 53:i $820 1 1 ----- -- - I R: : =-101 ; 12: 5ti0$ti80 1 1:1. :.!i !"l. fi l ::! 1 l :! li :9 -li $ -t GO ESTRADA IlE FERRO NOROESTE no BRAZIL Linha de Bahurú a ltapura Di urirninnção do trafe g o e m 1 1 O r UANTIOAíJF. K ILOMET ROS . TOTAL TOTAL R F.Cl! IT A Réis PERCURSO :IIJ',;DJO KILOM . P11ssagei ros de 1• Classe........ N 1.840 'il .................. 12.:W í$21ú )) de 2• li ······ · " 2íi.:!92 1 il ........ ......... 101.82G$ 444 Total de............... '.28.133 ..................114.172$Gú9 Bagagens e encornrnendas...•.. T 183.!jOl ··················12. 560$fi80 Animaes........ .... .. ............... N 1.3i3 .................. 8.53!j$820 Mercadorias......................... T 15.279.612 .................. 1213.947$460 Telegrammas .•••••.•. ·············· N .................................... 7.905$240 Alugueis............................ ············ ..... ·················· 11.718$100 Com missões sobre impostos.... ·················· ················ 1.017$871 Diversos ...... ...... ... ... .. ......... ·················· .................. 238.938$025 Total geral.................. .................. ·················· õlt.i.790$855 ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL Linha em trafego 437 kilometros Despeza com a tracção e conducção de trens no I semestre de 1910 TRACÇÃO TRAFEGO DI FFER ENÇA E)l TOTAL R EL AÇÃo AO SEMES- 1 1 DESIGNAÇÃO TOTAL 1 TRE , NTERI OR ··-----······-··········-··················· ·······-········ -····· NO SEMEST R E! Pessoal Mate rial Pessoal 1 Material 1 ANTERIOR 1 para mais 1 para menos 1 1 1 - T ot aes........................... 28:949$130 23:998$600 1 11:8602$50 3:2i;}$650 68:083$063 59:461$310 8:622$320 0$230 0$HJO 0$0$'13 0$02(j 0$53U 0$432 0:$107 0$227 (l$188 0$0!)3 0$0,!;j 0$533 0$432 0$101 0$046 0$038 0$019 0$005 0$108 0$10 1 0$007 45$626 3í$8:24 18 $G U2 5$162 10i$304 123$888 16$584 1i 1I6 1$422 0$703 1 0$194 4$035 . 4$649 1 0$614 0$057 0$047 0$23 1 (f;OO li 0$133 0$103 0$030 1 1 0$230 0$HJO 0$0$'13 0$02(j 0$53U 0$432 0:$107 0$227 (l$188 0$0!)3 0$0,!;j 0$533 0$432 0$101 0$046 0$038 0$019 0$005 0$108 0$10 1 0$007 45$626 3í$8:24 18 $G U2 5$162 10i$304 123$888 16$584 1i 1I6 1$422 0$703 1 0$194 4$035 . 4$649 1 0$614 0$057 0$047 0$23 1 (f;OO li 0$133 0$103 0$030 1 1 P o r trem kilometro.. .. ... .. .. . ..... . .. ... ...... » locomotiva kilomelro.. . .. .. .. .... .. ... .. . n vehiculo kilomHro........................ 100 viajantes kílomelro (1· classe)... li li • (2· classe) .. . li Tonelada ,. ................ Estrada de Ferro Noroeste do Brazil l ,iah;1 ('lll n·ai, !2.'0 -P-- 3'i ' kilonL Despe zas no t J Sem est re de 1910 TITULO VI CAP I T U LO XX II- Consellw de Admmistrarão Art. 1.0 1 Honornrios da Directoria da Companhia..... PESSOAL I MAT ER I AL TOTAL J) ::!.0 D espe zas com a Secre taria Geral.............. 1 C APIT U LO x x.111- D i r Cc'çào u'er al Art. 1.0 Honorarios ao Direc tor Ge ral da Estrad a,. 1 S uperintenden te, Ge rente ou Repre seu- tante da Compan hia. .... ... .... .. ... .. .. .... . J) 2.0 Honornrit, do pessoal da Secretaria, Cun- tad oria e Uaixa . .. .. ... .. ... .. . .. ... .. .. .. ... .. )) 3.0 ;:,alario d e ::Servent es.. .. .. .. ... .. .. .. .. .. ... ... . .. . CAPITULO X.X IV - D espezas Ceraes 1 3 :000 :$000 7: 80::!$ :'iOO i80$00() Art. 1.o )) 2.º )) "uo. )) 4.º )1 o-.o Honorarios do Engenheiro F iscal ou quot a para fiscalisaçíio.... .. . .. . . .. . ... ..... .. .... .. . Contenci oso (Telegrammas de particu l ares pagos á .::io rocauanaJ . . . .. .. . .. . .. .. .. .. .... . C ontab t lld ade e Caixa.. .. .. .. ... ..... .. ... .. . ... .. Despc1.as de escriptor io, portes de cartas, annunc 1os e 1mpr t::,, o, .. .. .. ... .. . ... ... .... . Mob il ia e objectos a rnvent ariar................ l: 1 ::!3$ 470 )1 (). o Gratiticações, ajudas de custas e despezas d iv ersas .. .. .. .. .. .. .. .. .., ... .. ... . .. .. .. .. .. .. .. 1 : ;j!1-t:t,:1n o ,)), ,.o Sellos de contractos .. ... .... .. .. . .. .. ... .. .. . .. .. .. 8.º i mpostos prediaes................................... )) }!,º Seguros e fretes. . .. ... . . .. ...... ... .. .. .. . .. .... .. . .. 10 .0 )) 11. o • 1::!o. )1 13 .0 )) 14.º J) 15.0 Despe zas judiciaria s .. .. .. .. ... ... . .. .. ... .. ... .. . .. Ambulancia e serviço med ico .. .. .. .. .. ... ... .. . t;11:3,,()() F ardamento . .. .... .. .. .. .. .. ... .. ... ... ... ... ... .. ... . Estudos a uto risados para modi tica<;íio da linha Jª constru ida .... ... .. .. ... .. ... .. .. . .. . Differ cnça de cambio ... .. .. .. .. .. .. .. ... . .... .. ... Despv .as diversa,... .. .... ... .. .... ..... ....... .... C Ai' IT UL O x x v - Tele.:;-rap h.o ou 'J'c!ephon .: 1 : () (1,;8(10 :1, : ;! $300 Art. ]. o ll onorar ios do pe s so al.. ........................... " 2.º Uonserva<;áo da:; linh as.. ..... .. . .. ... .. ... .. .. .. ... ll: :3:-: r) 40ll 3.o Moln has e ulcnsilios a inveut a ria r . .. ... .. .. . .. 11 4.º Rcnova<;ão de material.. .... . .. .. .. .. .. .. ... .. .. ... ., 5.o i mpr essos e despc1,as de e cript orio ..... .. ... . . C AP IT ULO x xv 1- A l 111ox 11rij ad o Art. ] .0 Hono rarios do pessoal .. .. ... . . ... .. .. ... . .. .. .. .. . ., ::!.º .Mobilias e utensí lios a i nventariar............ " - º Deprcciac;!'lo dos objcctos do deposito..:...... ., 4.º Maten acs, uten ilios, comlm uvel e ohJectos ::! : :378$0 !10 ::!::!fi:j;OOO em se r, ,at , ,1ut: sejam dcscarrc ;,clo, 1 dessa reparti ·àu para scrc111 fornecido 1 á outr as repartu,:/e" da estrada .. ,. :;, o1Vespezas Oal do esc r iptorio centra·l i mc ,l u iv c do t raf eg,, .. .. ... . . .. .. .. .. .... .. .. . .:i:!1K0$0( )() :.!. 0 1 G rn t ít icac;l'>e- , aj udas de rnstas e de e., pc- 1 ciue, . ..... . .. . . . . .. ... .. . . ..... .. ........ . . ..... t 3 .0 l>espe 1.115 ele e•crí pto rw .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. ... .. ' 4. 0: r m pre s'O s e a1111 un c1o s .. . ... .. .. .. .. ... .. . .. .. .. . .. r,.0: 1 lo l, ilia e, , 1, jn to s a i nv ent ar iar . .. .. .. .. . 8 : fli 0$ 3 10 ' 39: 0fl4$ 0 IO l(i$4r:o 14:1$300 :! l !i$HOO 4:.!:f;iOO ;1 ,0 / 1'' ard11mcnto . . .. .. ... .. .. .. ... ... .. . .. .. .. .. .. ... .. · <.' Al' l l ll lf > X X ' I I I - S o , •1( tJ d r / u n s 1 . rt . 1 0 /'11o nu ra·n os e1n pcs, a1.. . .. ......... .. .. .. .. .........1 r1, : :or.$:.!90 ! ! :.!.º Gral1 hca, ··, es e ck,pern di ve rsas. .. .. .... .. .. . .. 40()$000 : J. o /Iull 11 ;:; ... ...i.r''.h...'''.. (:' .. ... . ... I: R;i:l !lf;O )()i $ CO •I ,0 / P tc,u J)i .,, e ma,, objecto, a Í n 'cnta riar......., / C A1· 11·1 1.., x· 1, - S a , • ,, o de e.•tn riies i' l , , n r 11ur : t'111 A r t. J.0 l'.IJ c>norarn ,s, lo pe oa 1....:. . .. .. . .. .. .. . .. . .. .. .., , :.!:.! : 834"..,'740 :.! ." 1,( rntJ llcn ô, e e d·, c pe zas t11ver as .... .. .. .. ... ..j .1 l ól1' $8 3U 848$3i0 :io. 1Jespe1,0 dt c:.cr1ptorio 1 6::!411,540 -1.º ll ll um innçio e 1i; nn1:s . .. ... .. .. .. ... .... .. ... .. . . .. ,;_ n Ma nu, l m .. , carga, de ca rga e baldcaç.o.......l 20:!ll'li $i t:O ] :1)1.l l$ 1i:/O li0 !1$3?,0 Ho M o bi li" ' e uhjcc,rc s a invent ariar... . .. ... .. . .. .! 3 : l::!4$920 79 : 41l9$ 400 TITULO VIII 1 .' E R V IÇO COMMERCI A L i 1 1 () A l' IT U LO .X XX - S er v i( <' C n l m / ' A r t. l. º 1In de mn i ação por prcjui -:o s , e xtrnvio,s ; 1 ncc 1denr e . e ntr u o 1 i .,º I Jt pe ,u , 0 111 o tr an.spo n e a dom ici li o .. . .. ... 1, ao. Alui:uel de cn r ru,1ge n5 e • agons de outrsa ! a rta daJ de fi:rro cm tr»fego mutuo 1 I Ü,nctrto cn; '; :.. ................... I Ü,nctrto cn; '; :.. ................... 4.º Fa hn c 111; ão ele bil hete s, l(Ut ll! e eti q ueta. .. . . ! ,r. º de .I 11 l.OCOMO(,'AO C A P! l'I I L(.) x,·. t - rvico c nl ra/ ,ri. 0 1 1lo n u r rot !I do pe • oa l in cl u, h-e tio Che fe · ri• locnmo çlo..... . .. . .... .. ,.. ... ...... ... .. . I 7 : 3 00$ 000 1 /t>e /t>e !! , º Or aw ta ; 1 iin e de, j,>t-7.a l'l'ULO XXXVI-Conurvafào da via permanenli! e suas dcpendencias Art. 1.0 Salarios do mestre de linha, leitores e tfll· balbadores ......... .... .... .......... ... ...... .. . » 2.0 Salarios de officiaes de officio.. .. .. .. .. .. .. ... .. » 3.0 Material e ferramentas.. ... .. ... .. ........ .. .. .. ... • 4.0 :::iubstituição de dormentes.... .. .. .. ... ... ... ... .. " ó O Substituição de trilhos e seus nccessorios..... » 6.0 Substituição de peças de desvios, pontes e 11ccessorios da linha......... .. .. .. .. .. .. ... . » 7.° Construcção de obras novas do leito e d11 via permanente... .... ... .. .. .. .. .... ... ....... , " 8. 0 Obras de consolida <',ão. ( Desperns cliversasJ, 3:685$000 16:889$410 750$720 8:050$3i0 2:307$120 15:411$070 2:6G9$410 1;580$000 473$300 85:752$160 1:941$900 A transportar.. .. .. ... ... .. .... .. :!68: 011!1$500 l l0:0li;1$1íii2 1 248 001$925 -4- l' F- SOAL MATERIAL TOTAL T rn ns po rtl' ... .. .. ... . . . ... . ... ..• 2GS:!lôfl$500: 110:063$G:j2 248 : O!H$92n C A J' IT U I..O XXX n ' -:-/ ·.d: iji rios t rlependm cÍ<1s/ Art . ! Art . ! 1.º Con er va·!lo de edtflc,o............ . .......... .... ., :!:18 1 $ 750 :!.º ,Co n,-erv ç o de trapiche s , pontes de des1-· embarque e g11i11da.stc: . . . .. . . . . . . . . .. . . . .. 3.º Conserva<;.o de cna:a.,, enca nam ent os e, app"rell,os para aba.,tt:cimc:nto de 3L:; Ua · - •I.º ConMruc1;,)c;s navaes... . . . .. .. . ... .. . .. . . . . . .. .". .. . / - ."crv11;0 , feitos po r conta de pnrt i.:ulare, ... .. 1 l:!0::.!10$ fi.j0 ll4 G$ 640 ,; 1:i;:,::o e";·: ti/::'s..-. _..>'. ' '.'.'... ..- '. - ...1 :j ó60$:!00 1 To tnl. ... .. .. . . .. ..... ....... ... ... , 603: 31:.!$9:.!:.! ',j ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL Linha em trafego 437 Kilom. Percursos totaes do material rodante no 1° semestre de 1910 DESIGNAÇÃO J SERVIÇO OR DI NAR IO Sl!:RYIÇO ; s P.tr.CIAL S ERVIÇO DE LAS T RO Nnmero Percurso !Percurso Numero Percurso Total Kilom. Total Kilom. Numero Total Kilom. Locomotivas . ... .. . .. ..... ... .... .... .. .. ... . Carros de serviços... .. .. .. ... ... ... .. .. .. Carruagem de 1 classe................. )) )) 2 )) ·········....... )) • mixta.... ... ... .. . ........ Wagons de carga e bagagens.......... )) )) animaes.... .. .. .. .. ... ... .. .. .. li 1) lastro.... .. .. ...... ..... . ..... ... Trucks duplos para tran s porte de trilhos Trens expressos............................ )) de carga... .... ... .. .. . .. ... .. . ..... )) mixtos... ... ... .... .. ....... .. ..... ... )) especiaes... .. ... ... ... .. .. .. .. .... .. . )) de lastro... ....... ..... ... .. .... ..... 7 4 155 4 liO ti4.:lõ6 45.070 80.99õ 9.36:l 53.192 1 4.338 1 5.080 4 1. 774 l Mi 366.486 4 4.750 4 12.li55 406 64.555 7.3!}!} 14 22.19 i 132 7.399 DESIGNAÇÃO J SERVIÇO OR DI NAR IO Sl!:RYIÇO ; s P.tr.CIAL S ERVIÇO DE LAS T RO Nnmero Percurso !Percurso Numero Percurso Total Kilom. Total Kilom. Numero Total Kilom. Locomotivas . ... .. . .. ..... ... .... .... .. .. ... . Carros de serviços... .. .. .. ... ... ... .. .. .. Carruagem de 1 classe................. )) )) 2 )) ·········....... )) • mixta.... ... ... .. . ........ Wagons de carga e bagagens.......... )) )) animaes.... .. .. .. .. ... ... .. .. .. li 1) lastro.... .. .. ...... ..... . ..... ... Trucks duplos para tran s porte de trilhos Trens expressos............................ )) de carga... .... ... .. .. . .. ... .. . ..... )) mixtos... ... ... .... .. ....... .. ..... ... )) especiaes... .. ... ... ... .. .. .. .. .... .. . )) de lastro... ....... ..... ... .. .... ..... 7 4 155 4 liO ti4.:lõ6 45.070 80.99õ 9.36:l 53.192 1 4.338 1 5.080 4 1. 774 l Mi 366.486 4 4.750 4 12.li55 406 64.555 7.3!}!} 14 22.19 i 132 7.399 ------------·--------·-·--· ·- - ---· Percurso total das locomotivas nos diversos serviços PERCURSOS DIVERSOS NUMERO DR LVCOMOTIVAS n : RC UR SO T OT AL KILOM, Locomotiva<; que percorreram até 10.000 Kiloms.... .... .. .. . 8 ·14.'j :! li )) )) de 10.000 a 20.000 Kiloms 6 8:.1. 681 » )) • " 20.000 a 30.000 • )) li • 30.000 a 50.000 )) )) » li mais de 50.000 li Total...... ... ... ... .. .. .. ... . .. ..... .... ... ...... ... 14 127.4 flll ESTRADA· DE ERRO NOROESTE DO BRAZIL L i nh a e1n tr a fe g o 4 3 7 k il o m e tr os Consumo do combustível, graxa, oleos e estopa no l.° Semestre de 1910 No serviço do t rafego ordína rio , es pec ial e extraor dinario No serviço de lastro TOTAL COM UUS TI VE L GRA X A OLEOS ESTO PA TOTAL COMBUSTI 1EL GRAXA OLROS ESTO PA º º ..º s ..º s .. DESIGNAÇÃO "' ':"i! 2"' ., ""g ., ., "" "' ., > s > s -5;; DESIGNAÇÃO :;i 3,: oN :;i 2;;; !; :";i .;S;;! •o "i > > " O"' .. õi !l .. > > " " O' >õi ê O"' .. -;; 8 li mi mi Locomol.lvtl! ...... .. .. ,. ....... ,··{ Cnrhvão•... T _ T _ º" s º" s 3. r.o} 16, 1 280 Vehic ulo, .. ... .. .. .. ... .. . .. .. .... . ........... . .. .. ..... .... . Vehic ulo, .. ... .. .. .. ... .. . .. .. .... . ........... . .. .. ..... .... . Locomotiv as... ... .. . .... ....... .. Lenh a ms 527 948$60( M 8 4$00C 204 186$ 68( 41 2:1$960 M 8 4$00C 204 186$ 68( 41 2:1$960 8 6 3 2$40( ó44 864$48( 110 6 1$600. Vehicul01.......... ...... ... .. .... .. .... .. .. .. .. .. ....... .... ... ... .. .. ... ..... . Vehicul01.......... ...... ... .. .... .. .... .. .. .. .. .. ....... .... ... ... .. .. ... ..... . LCO B , , i . 442 13:3W,$ti00 769$ó0l fi. ti,;H :3: i 9 1$53 L 80 .1 44 0$120 776 434$560 776 434$560 4. 609 4 : 15e$10C 2 .f/ 2 l : D07$94C 4. 609 4 : 15e$10C 2 .f/ 2 l : D07$94C - - - --- - - - --- - - - ,._ _,- - - - - - 1-- - - - 11- - - 1- - - - 1-- - - - - - --- - - - T 011 no 1emes1re... ... . . .. .... { C arv:.o•... .3. 8GO} 13:; i GG$8 "81 5 . 4 G4 4 : n 7$ GOC 8.G 41 5: 78!l$4i C. l. 578 883$68 0 1 61 84$560 a 1 ..co1 Hl .. •• 7 4 4 2 en a .. en a .. ldem no semestre antera.o r.....{ LC arbvão.,•,. .. 4 ·GOO l 14 : 828$ 98( i . 004 J T otal no semest re.. ..... .. . . . . . . Lenharui 527 048$6()( 1 3 0 117$00( 748 60 1$16( I dem no semestre ante rior.. ... ....... ....... . 59 8 1 : 10 3$ 12( 218 ID1$ó0< 1.04 3 698$81( T otal no semest re.. ..... .. . . . . . . Lenharui 527 048$6()( 1 3 0 117$00( 748 60 1$16( I dem no semestre ante rior.. ... ....... ....... . 59 8 1 : 10 3$ 12( 218 ID1$ó0< 1.04 3 698$81( 2. 93 2 2: 638$80( 8.847 , n27$59 l . 2!l1 722$960 249 - - - - - - - - - - - - - - - - 1- - - - 11-- - - - 1 161$780 1- - - -1 - - - - L - - - 1- - - - L----·- - - --- - - - Diff'erença relativa ao At mestre anterior: Differen ça relativa ao se 1estre anterior: Para mais.. ....... . .. .. .. .. ... ......... .. ... . ... .. .. .. .. .. . .... ... .. .. .. .: . 2. 632 2:288$80( .... .. ...... .. 287 160$ 730 P ara 1nnis ..... . ... . . . . .. .. . ....... .. .. .. . . ,, , ,,, .. ..... ... .. ..... ....... .. ... ,,....... .. .... ... ., . ... ...... .. ... ........ .. .... •,•• •. .•, .. ... . .... . ..... ,•. Tur _ oh . a ,. 1 ,. Tur _ oh . a ,. 1 ,. P ara menos....... ... ........ { Cnrvão•... 240} 6 õ2 1 :2 72$10( OG 1:38$120 Parn n1en os........ ....... ......... .... ..... . 71 l ó4$ó2C 88 i4$60< 296 197$65C 98 77$220 Por locomo tiva-kilo metro e vehiculo -k ilometro Por focomotiva-kilometro e vehiculo-kilome tro COM_DUSTI VKI. GR AXA OLROS RSTOPA COMDUSTIV E L GR.AX A OLKOS EíJTOPA .. .. DES I GNAQÃO ...,.., .§ ., ;"l ri ., ..-",:,, ., --g ] ., DESIGNAÇÃO ·. ,g ."",i, ., ..,u., .§ .. .u. ] ., :;i ;;; 15 :;i :2 •o ·:, ;2;; •o i"' :;i ;;; ] i "Q ... !; ""-E' .,, .J.. ] :;;; !; "" li !; i õl õl . ;; . •:, ;; .A .; ..;. õi :.g • .5. > .e. e > !l " ll > .e. º > 8 li e ;:,. e tl, e .8. u6 > e A e > e C"I Lenha • • . 0 . 061 O.Oflll Lenha • • . 0 . 061 O.Oflll .•..._.._.....,,.c1••k·' I { Oan i ok . 0 . 028 1 o metr.o .... .,... 1 o metr.o .... .,... 0 . 00 1 O"' " O"' O"' " " 0 . 00 6 o.ooa 0 . 00 6 o.ooa " C"Y tl, 1 o metr.o .... .,... 1 o metr.o .... .,... an ao• - an ao• - anterior: anterior: . Jd. em no-•re '11tc.n, cw, . ..{ CLen ha ... 0.036 O, OOJ O. OOll 0 . 008 o.o:,o 0 . 034 0 . 00 6 0 . 00 6 0.000 o.ooa o.ooa o. ooa -- - - -, Locomotiva-ki lometro .. ... .. ... Le nha• • 0 . 071 0 . 1 21 0.001 o.004 0 . 078 O.IM 0. 014 0 .008 Idem no semestre an:crior.... . Lenha m• 0 . 065 0 .121 0 . 010 0.00< 0.080 0 .061 0,019 0.018 Locomotiva-ki lometro .. ... .. ... Le nha• • 0 . 071 0 . 1 21 0.001 o.004 0 . 078 O.IM 0. 014 0 .008 Idem no semestre an:crior.... . Lenha m• 0 . 065 0 .121 0 . 010 0.00< 0.080 0 .061 0,019 0.018 - -- - ,--. - - - Dl«- nça re lall, a ao H1Datre - - - =1·- - - -t- - - - - - - - - -- - - - - 1- - - - 11 1 D iffcren ç• relati va AO seme•lre a11te rior: Para mal, ... .... . . ....... .... Lenha"" 0.006 0.111 ·. 0.007 O. OOG O.OH 0 . 0 1 O. I H 0.111 ·. 0.007 O. OOG O.OH 0 . 0 1 O. I H 1, 0 . 007 Para aab ... . . ... . . ... .... . ........... .. .... .. .. .. . . ... - h . .. . 11-.. . .. . .. . . . . . . .. .... . . .. . . . . .. .... . . . .. . . . . . . ... .. . .. • • • • • • • • •• •• • • . . . .. . .. . . . . .. .. . . . . .,.. .. . . . 0.000 /J.oo, 0.007 0. 00• 0 . 006 0.006· ,.. { Canw .: o.007 .............. .. Para n1eD01••,... .. . ... .. ... . .. .. .. . .. . . .. ... . ,. ..... .... . . ·•·:····· •• •· • • """'- - ..... ........ .... Lub..... 0 .001 0. 001 0.002 0.002 - -0.0-03-1-- -o.o-o-i --- --- 1 . VehlcaloJdlolNtrÓ....... _ ,................. ......- ..... ............... 0 . 00 7 0 . 0061 O. Oú5 0. 0031 0 . 0018 0.0007 V'ebicu]o.kilometro..... . ..... ... ...... .. .... .. ....... ... ... .... .... ... ... 0 .004 o.oo: 0.000 ·o.ooc 0. 001. 0 . 001 O. OOi l.dem oo "ICll'lest ff. aot . , . ..... . ...... ... ( . ....... .. .. ,.... ...... ... O. OCM o.oo: 0.011 0.00 0.002 Q. 001 ldea ·IIO- aterior....... .....,...... ..,.... .... .. ........... .... o,oon ó.óO!i -O-.-00-'.-U- O.0007-O-. 0-004 cr1or. ... Oid'ete llÇII relatiu ao 1emestrt anterior : . --'- . l'lil, •. .:.. .. ,......_... ....··· ··········· ...... ..... ... .. .. .-.,.1. .. .. .. O.t)CM· O. OOOi O. 0000 o,.OOOI Para mat·i ..... .-..1 , . ,........H ,_, . . ..... . . . . . . u i .. . .. . .. . .. . . . t. . .... .. . . . . ..- . . .. ... 0 • ... ... 1- ·' • • •• .. .. . . . • . .. . .. .. , . . . .. .U • , • • ....,..................., .....,........................·..:· - ............ ' " ""' ""••••• ,,' •••- ., ••• · - - ·" """," " •••• ><'m ., .. _.. _ ,,, •.,,.,•.,..., I,' p.,. - ··• •"'"· "" " "'""" ""''" " """':' 1; .... ......_,.. ... ... •.,,.,. ••'' "'"'"""'' .,. .,.,...... fi0. 002 0 . 001 0.00 ESTRADA DE -,ERRO NOROESTE DO BRAZIL Linha em trafego 437 kilometros Estatistica dos accidentes occorridos no 1° semestre de 1910 NATUREZA DOS ACCIDENTES ' Data dos accldentes t_i .G.)'"ot)' ._e._ G) (li o .. 't>- :"E'o...ã.; CD 't> -- -""'' "o' õe -;; u ou :.e j 1 ;;,. .,, G) i: "' > -- ·"i-O1.".8.'. r,;. "'1 1 :.".';".,,'".;.' a.o .. E't>.,, UI UI - - "·eO ..8. o"' "' ... ::os CII UI ."o,',".e'a .,,as ICLD!;:; - "O 1 !! - 1 ' ::s 1 1 1 N cnbum occorrcu. 1 --- -· .. - -- . - ··-- -- - -- --- -- ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL Linha em trafego 4a7 km. Substituição do material da via permanente e telegrapho durante o primeiro semestre de 1910 DK IGNAÇÃO DURAÇÃO MÉDIA DO PESO EM . KILOGRAMMAS DO MATERIAL SUll ST IT UI DO QUANT ID AD E DO MATERIAL SUllST! TU ID O MATERIAi. .0. " .".,. "0' "' ."0.' "' 2 RETIRADO z c o. -;; = .".. u0 e" e .". ..õ.. "e .", e.-,, ::, e o. õu oo. wdv lael e we Trilhos... ... ................. ... ... ... ... ..... . 4.521 Acccssorios de trilhos.. .. .. .. .. ...... .. ... Agulhas......... ............ .... . ....... ..... . Corações......... .... ..... .. .. .. .... .. ...... ... Accessorios de desvios .... .. .. . .... ... .. .. Dormentes de 2,00 X 0,22 X O, lfi .. .. 12.ólfl Lastro ordinario... ..... .. . ... .. . ..... . ... . .. 9.ó04 Lastro de pedra quebrada .. ... . .... .. . .. Po stes telc graphicos.. ... .. .... ..... .. ... .. 961 Fios telegraphicos.. •.• . .... . •..... . ,....·.· 3.635 Isoladores.. ..... .. .. ...... .. . .. .. . ... .. . .. .. .. 283 Apparelhos telegrapbicos .. ... . .. .... .. .. . ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL Linha em trafego 437 kilometros Classificação e estudo do material rodante em 30 de Junho de 1910 Loco1uotiva Vehicnlo:::; 1 PESO MI Dl) IE :'SÕES 1 PESO MI Dl) IE :'SÕES MUMERO LOT. Ç, O PESO NUM Jo: R O T ' PO DE T ' PO DE : RT O DENCIA ----- - ------- -- ----- - ------- -- DJ;;:3JGNrÇ.O DJ;;:3JGNrÇ.O R•• DA S EM D R1' CI A Viélrl 1- ,c::" E'.l i 1 Ell lTOTAL ALJII E-- R&NT : MOTRIZES OI A!'.IE T RO Cl" RSO H I AM JIT R O E ST ,, no I I . D S . no DA S HODA , OE C L J :,,;: O RO E'.t HO LO M OT l I ZB kSE l ' IÇ 0 1 EM .. , UP. ' AH A l Of A 1. ÇAO ' CULO CUI.O Es::''º !HEP II A· TOTAL S E l< VIÇ O I ÇAO 1 1 ) Belgica Moi;ul 2.00028.500i 1) 400 wo I 1.066 2 ] 1 3 Carruagens especiaes.... .... ... ..... . Bt:lgica I0..j80 1 1 1 Kl'nidos )) 30.000:!õ.ú()()' li 380 450 1.0,0 2 1 11 2 1 )1 ele l • classe... .. .. .. ... .. )) AF ;{(j 11.000 1 l n » 42.õOO 37.,500 8 432 508 1.067 3 1 3 )) 1) 2• 1) .............. " 2:.1 54 10.500 3 ; .. " 36.:10029.000 1 f; 40(i õ08 1.143 4 1 4 )) )) )) » .... . .. ...... » B 80 J i, . 2 1){) fj H )) T anque 1 , . ;oo 11 .oool 1 4 228 40i 838 1 1 )) mixta s... ... .. .... . .. .... ... .. Mixto 50 10 . (iOO l 1 2 .. .. 1 1 Uelgica Mogul o.ooo 2; . ooo G 340 400 !JOO 1 l )) )) .. . . ............ ..... • AB 42 15.000 ;), ;), i t Vagões para corrd o e hagagens.... )) CF 5.000 !h- l OO 3 • ) 1 1 ' )1 n » )1 .... )) 1) 8.000 12.000 2 1 1 2 1 1 1 1 1 1 1 1 )1 )) a n maes ...... . .......... .. . 1 )) A 20.000 i.500 4 1 4 . 1 1 1 1 )) )1 mercad oria5, fechad os.. )) 1 1 e 12.000 7.(180 48 2 50 1 1 1 1 )) )1 )1 . 1 1 1 abertos.... )) G 12.000 i.iOO 20 1 :w 1 1 .. )1 GB 12.000 8.i30 "60' l i -! n )) » )1 GO ' 1 1 1 1 1 1 ! 1 ! » )) n » ... • M G 6.000 4.300 20 . 20 1 1 1 T rucks duplos para transporte de 1 1 ! 1 1 1 trilh o•s• .• . .. .. . ... . ... .... .. ..... .. . ... n R 10.000 tl . 000 3 1 4 1 ' ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL Linha de ltapura a Corumbá Receita e despeza para 1910 1910 RECEITA DESPKZA DEF IC IT Novembro.. .... ......... ....... .. ..... .. ... ... .. .... 11 421$930 1 6:435$465 6:013$535 Dezembro...... .. ... ... . ..... .. .... .. .... . .. ...···1I'·!· 3: 53 5-$870 1 J.l :84i$910 8:312$040 11 - - - 1 11 3: 957$800 ! /1 l 18:288$375 14:325$575

Sobre a coleção

Museu Ferroviário Regional de Bauru

Instalado junto à Estação Ferroviária, no centro da cidade Bauru, o Museu Ferroviário oferece ao visitante uma volta ao passado glorioso das ferrovias brasileiras, com exposição de fotografias, documentos, peças originais, maquetes e recriação de ambientes que remetem aos tempos da construção da NOB, até o final dos anos 30. Além de um passeio histórico através de curiosidades e peças de grande valor artístico, o Museu proporciona uma aula completa sobre a importância das ferrovias para o desenvolvimento econômico de Bauru e de todo o interior do Brasil.

Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo
Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru
Apoio
Secretaria Municipal de Cultura de Bauru
Realização
Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo