Relatório da Assembleia Geral Ordinária de 16 de outubro de 1911.
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RELATORIO
DA
DIRECTORIA
-/ r) ,
-e-)
DA
·Companhi a de Estradas de Ferro
Noroeste do Brazil
APRESE NTADO Á
ASSEivlBLÉA GERAL ORDINARIA
REALIS ADA
Em 16 de Outubro de 1911
....
RIO D J ANEIRO
'.l'YPOGRAPHIA LEUZI NGli.R
AA'f3 I9II
I
RELATO RIO
RELATO RIO
DA
DIRECTORIA
DA
Companhia de Estradas de Ferro
Noroeste do Brazil
APRESENTADO Á
ASSEMBLÉA GERAL ()RDINARIA
REALISADA
Em 16 de Outubro de 1911
RIO DE JANEIRO
TYPOGRAPHIA LF.UZINGEJt
M7R 1911
A Directoria vem prestar-vos informações sobre as occur rencias havidas depois da u]tim assembléa e apresentar-vos as contas relativas ao exercicio de 1910.
Osembaraços que a Directoria têve occasião de vos referir na ultima reuni ão da assembléa, se bem que se achem hoje remo vidos de modo a permittir a completa installação dos serviços, deixaram a Companhia, como era natural, em situação difficil em face dos termos do seu contracto com o Governo, e por isso tive mos de recorrer aos sentimentos de justiça do mesmo Governo, que, reconhece nd o o pezo enorme dos elementos adversos que impediram o andamento dos trabalhos, constituindo um muito legitimo caso de força maior, concedeu a prorogação do prazo para a conclusão das obras por 18 mezes, diminuio a retenção para reforço da caução e mandou contar separadamente as des pezas com a construcção da ponte do Paraná.
Este acto justo, posto que tenha attenuado a situação em q ue se achava a Companhia, não foi, todavia, suffi ciente para cobrir o excesso da despeza que aque11e s referidos embaraços occasionaram, e por isso a Companhia têve necessidade de recor rer a operações de credito, para que o andamento do serviço não soffresse maiores prejuizos.
A ]inha até ltapura ficou, apezar de tudo, completamente
concluida e está send o trafegada desde Fevereiro, e a região , ainda deserta quando penetraram os primeiros operarias da Com panhia, se vae povoando com rapidez pouco vista no Brazil. fazendo crer que dentro em breve a linha adquirirá um grande
tra fego.
6
A tra vess ia d o ri0 P ara nft se faz e m / erry -boat provisorio, que te rr. dado os me l hores result ados.
O t ra ns po rt e , p orém, dos ma te ria e s, ind is p e nsa veis ao
assen ta me n to da li nha , é tão importa n te que não ha meio de fazei -o sem atrazar um pouco u se rv iço de ava nçame nto dos tri lho s. E s tes e todos us dorm e n te s têm de ser transportados do lado de S. Paulo.
A 011s tru( 'àO da p o n te ck fini tiva , c u jo material meta llir o
já s<· acha no pa i z, não pod erá , e n treta nto , ser encetada senão depc, is de concl ui da tc,da a lin ha ; porq ue a margem do rio é tão insalubre q ue o pessoa l nã o conseg ue p e rma nece r ali im p un e me n te , ne m mc mo por po ucos d ia s . S e rá , assim, in d is p e nsa ve l c-nns truir abarra came n tos do lado de Iatto Grosso a uma distan cia de l"rrca de 30 ki l o mtt ros ela ma rgem do rio, e, d iariame nte, fazer o tra ns porte de, pcssn;:d pv la manhã para as obras e it ta rde p:-1r a o a ha rra ·aml·nt o.
H o je por dinheiru a l g um se ub tcm o pc ra rios para um effe c tivo s ·rviço ncs a regiã o.
Ne ·tas co nd içõe s, e te ndo cm con ta o e xce llentc res ult ado do / rrry -boal provi orio , a Com p a n h ia e s tá tratando de melho ra i -o para q ue po sa se rv i r, va n ta josa me nte , mes mo para o trafego no. primeiros tem pos.
A ponta ci o trilh(,s já se acha no kilometro 130 ah m de 1 ta pura, e ·ta nd o prq>arad1> o leito, para deante , n'uma extensão d · 160 kil me tro s.
l o lado d<' E s, p ·r:.-i n ·a os tril hos alcançaram o kilo metro
i o, Mandn o l e it o e xtc nd ido até o ki l o m tro 320.
Os serv iços de con ·o li d;. , ão C' levantamento dos aterros do pa n tana s vàP se n do <'T l' Uta d o s r um o devido cu idado, para q11 · a te rr a e v:'l aramando <· nã o st _Ja transportada pela s enche ntes.
D s e lado :is r nn rli çõc -; d e recru ta me nto do pessoal
, ,1
rn:1111 1· tão dilli,_ t i
t ' o nc ru a. . q ue a C o mp rnlü a f ui fun; ad a a
7
doptar o programma de fazer adeantar mais os serviços do lado de S. Paulo, de modo que dentro em pouco possa todo o pessoal ir por terra.
O trafego dos primeiros 450 kilometros não tem sido ainda lucrativo.
E' de sentir que tenham continuado, a despeito das provi dencias officiaes e das que a Directoria tem posto em praticá, para defender a linha e os seos serviços, as incursões dos indios, que, alem de atacar o pessoal, realisam devastações, inutilisando tra balhos e o material da Estrada.
No correr do anno tivemos o pezar de perder o distincto
membro do Conselho Fiscal o Sr./- F - .
-Ma- rt-i-n, -que exerceu, desde' '-/. ..-
. '·. ,r
f
f
..
a creação da Companhia, as funcções de seu cargo com muita · dedicação.
A Companhia tem cont iiuado a manter com as autorida
des constituidas e os seos banqueiros as melhores relações.
Fez-se a Companhia representar, attendendo à reiterados convites que lhe foram dirigidos, no Congresso de Transportes, do Rio de Janeiro, e no Congresso de Estradas de Ferro, de Buenos Ayres.
Desempenharam-se bem de seos deveres os funccionarios
da Companhia e todo o pessoal do serviço da Estrada.
Em annexo, Srs .Accionistas, encontrareis informações, mais minuciosas, do andamento dos trabalhos, prestadas a esta Directoria pelos chefes de serviço. E quaesquer outras, de que possaes carecer, vos serão immediatamente d:-.das com todos os
detalhes.
Rio, 5 de Setembro de 191 1.
JOÃO T. SOARES
Prt' sid<'nh• .
PARECER no CONSELHO FISCAL
O Con_selho F is cal da Companhia de Estradas de Ferro Noroeste do Brasil, cumprinçio o dever que lhe é imposto pelos estatutos, vem apresentar o seu parecer sobre as contas offerecidas pela Directoria, relativamente á::, operações até 31 de Dezembro de 1910.
Tendo procedido ao exame da escripturação da Compa nhia , encontrou-a o Conselho Fiscal organizada com todo o pre ceito e bôa ordem, bem como todos os lançamentos feitos de accôrdo com os documehtos, devidamente coordenados, verifi cando mais que o bala nço , que vos é apresentado, guarda inteira concordancia com o movimento geral escripturado nos livros da Companhia.
O relatorio da Directoria não só indica, claramente, as con dições em que se encontram os serviços em execução, como tam bem oflerece todos os esclarecimentos sobre os destinos da Companhia.
Assim, µrupõe o Conselho F is cal que se1am approvados
os actos e contas apresentadas pela Directoria. Rio de Janeiro, 6 de Setembro de 1911.
HUMDERTO ANTUNES.
SALVADOR FELICIO DOS SANTOS.
J. CALDAS VlANNA.
1
COMPANHIA DE ESTRADAS DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL
Balanço Geral, em 31 de Dezembro de 1910
= = = = = =
=A C= =T
I=V= =O= s= = = = = = ll=ij
j':
= = = = =-=PA==S=8=I=V=O== = = = =
Concessão, direitu e privil egios .... .... . .. .... ... ..... ... .. .. ..... ..
Despezas de instaIlação e delegações ...... ... .. .. ... .. .. .. .. .. .... .. .
Linlrn em t rufe!("······.. .... ... ... .... .. ......... ... .... ..... ..... .... ..
.Comp. G. de Ch. Fer. et de Tr. Publics «e/ construcção da linha
- Ita pur11 a Corumbá 11 .. . . . . . . . . . . . .. .. . . . .. .. . . . . . . . . . .. .. . . . .. ..
Governo dos E. Unidos do Brazil, c/ construcção da linha - Itapura a Voruml:,á.. .. ... ...... .. ..... ... .......... .. ..... .. . .. . .. .
10.000: 000$000 fl.8! 9: 110$ 2f>0 11.470:020$6•i4
19.390: 483$$.103
15.909:516$097
C11pi tul, iõ"ooo neções........ ...... ...... ..... .. .. ..... .. .. .. .. .. .. .. . ,.
Iúbrignções 105.000 emittidas i
1 Delegações ..... ... ... .. .. .. .. .. .. .. ... .... ... ... ...... ... .. ... ......... ..
1
Governo Federal, juros garantidos.. ... .. .. .......... .. .... .. .. .. .. .
10.000:000$000
18.G:32 :500$000
5.295:000$000
3.234: 336$:HO
Cu r. p. G. Cb. Fer. d de Tr. Publics., c/ conHrucçào .........
• " » • " • n • c/ 11diantamentos.. ...... .. .. .
5.440:611$4:j4 !: ll
2.!)99: 131$132
ll conta de tiiulos.. .. ... .. .... .. ... .... .... . ..... .
35 300: 000$000
Amo rtisaçào de obrigações ...................................._..•...••.
Cauç:lo dos Directores....................................................,
Bervic;n .77 : 138$015
lmox rifado .............................................................,
Banque françnise pour le Commerce c/ coupous 47:2401,2611
Banque françnise pour le Commerce c/ coupous 47:2401,2611
Caísse Generale de Reports, diversas contas.... .. . ....... ...... .. Comp. G. Fer. et de Tr. Publics, e/ suprimentos de juros.... ..l
• 11 n • » c/ fisc o... .. 11:267$023,
• n " • • e/ cauç ão.. 8:3321,489J
• 11 n • » c/ fisc o... .. 11:267$023,
• n " • • e/ cauç ão.. 8:3321,489J
73: 864$877
50:i92$451 P3:4i0$023
ll ll
)) )) ))
)) )) ))
Itapura a Corumbá..... ... .... .. .. .......... ..
Comp. G. Ch. Fer. et de Tr. Publics, supprimentos ao trafego
Comp. G. Ch. Fer. et de Tr. Publics, supprimentos ao trafego
)} ,,
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))
))
•
•
conta de saques ......... .
conta de saques ......... .
.
3:!l5i$800
1.321: 195$10!)
172 :418$273
172 :418$273
• • " • ,. e/ de.pezas 3:0G9$149
b . • • » • e / resgate e 1
• )) J)
)) H )) ))
" e/ suppr. pagamento de
o nga(,Ocs .. ...................•••.•... .. . . .. ... . .. ... 8:826$000
F·iicalisação Federal.....................................................
Saldos em Bancos no Rio........ ....... .. .... .. .... ... .. . . ....... ... . .. Caixa .. .. ...... .................. .. ......... ...... ....................... . .. .. . DiYeru111 conw de'edorll!.......... ... ..... ............. .. ... ........ .
78 :738$922 1 coupons .... . ......................... .. ...... ... ... ........ ............ 3.613:590$971
444: 000$0 90 1 Comp. G. Ch. Fer. et de Tr. Publics, diversas contas.. .... .. . 748:300$668
150:258$140 I· Caísse Generale de Reports, diversas contas....... ... ....... .... 559: 607$839
22 :190$133 · .
483:n3$270 1: Diverrns contns credvrns ... ... ... ... ....... .. .. .. ................. ... .. 235_:_0 _33_$_135
Réis . ........... 81.392:848$441 Réis............ 81.392:848$441
JoAo T. SOARES
Presidente.
S. E. 0.-Rio de Janei10, 81 Janeiro de 1911
AaTHUR Auou8To WJCRNJCCK FRANCO.
Chefe da Contabilidade.
ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL
Annexo ao Balanço de 31 de Dezembro de 1910
DIVERSAS CONTAS DO ACTIVO
DIVERSAS CONTAS DO PASSIVO
= = = = = = =-== = =-C--:··= = = = = = -
'-=
-- - - --- -- - -
1
Fiscalisa1;lo :
Qu ot.11 pagas Bahur - Ita pura...... .. ........... .
84 :000 , '
1
, Obrigações a pagar...... .... ........ ... .... .. . .... .' 1
jl ,
jl ,
1 1 '
8:825$000
1-----------1
444 : 000$000 1
Premios... .. ..... ........ ................ .......... .. .,., ·. ......... ... .. . .. . .... . , 1
100:941$ 504
ldffll idem h apura- Corumb.'....•................, Saldos cm Bancos :
Jnstrucção, que, atra vez de innumer:is difficuldades, se vão desenvolvendo com relativa rapidt!Z e animadora progressão.
Divididos os trabalhos em duas partes - de ltapura á Campo Grande e d1• P e rto Esperanç:i á Campo Grande , trechos em que se realizam as cons trneç<'t·s , tPm sido. nos pontos de maior actividade, os seguintes os grandes l'mbaraços. (] ll ê com :d tos s:icri fic ios se estão vencendo : o preço elevadíssimo ele todos os tr:in sport1"S ; o alto custo da mão de obra ; a insalubridade das zonas que se 'àO :ihrindo; e, de ultimo, as incursões dos indios, que, além de deva&tarem. pre jurlican por eff eito das providencias postas em pratica, é a seguinte
a situação ger_al dos trabalhos nos trechos em construcção:
fü,tudos approvados, inclusive os 97 kilometros do Porto Esperança a
Corumbá 965, 785"m•.
Nos trechos em construcção, de Itapura á Porto Esperança:
Revisão e estudos definitivos.. Locação
Caminhos de serviço
Roçadas.
Em trafego. .. .
Promptos a trafegar.
Construidos
om leito prompto.. Com obras de arte... Com telegra pho .
Com edifi ios
Com cerca.s.
A,•a.nçamcnto méc.Jio a1:mual. .
797,oookm•
491,000'
417,000'
455,000.
24,000.
150 , 000.
3-i-9,000.
455,000.
250,000'
330,000 '
87.000.
46,000 .
200,000 1
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() rw1 , í rn,1110 ,l() ,......., ,.ti. 1111 m,:di.1. ,. d,· oo rr.th:i 111.1.Jo rt. do lado de l t.q ,11 r,1 , . 1 : oo .Ju l.1d1 , d,· l' t>r! IJ l . -, p · r.1111; 1.
T recho de ltapura a Campo Grande
l' r,, ml' lH" lt·it n ..,1tr,· lt ;,pu r::i • J 1111i,i. 11a c xlt' n ;'io d1· z6 kílo nwtros , foi
, , , 11> li w l, , no llflP ultimo o t r;:i l,.1l ho d,· ,·o n. r run; fio d,1'- obra. de art(' assenta·
nu 1,. Jo,. 1ri lt1t . linh.1 tl'ql ra l' hica 1· 1·d1!11 Í• lG.
Ih tr il ho, artin ir,m .i k 1.rr,1w .1 do rio Pa ran;Í {'('la linh a provisoria,
q1i.· 1 •,Ht iodo do k ilo rrwtrn 19 ,·.11· tn .,o , -.i n,, d,· t·m l 1,1rq u (•, no 1)i:1 26 dp Ago to
,, l,
11110 .
P ro,(' .''11Í n 1 ,1 ..en t.1m1·11t1, d,.., 1r i Jl1, ,-. p,•i.l linha drlini,ti ·a até J upiá . onde
, 1 • ·r ,...w1!1Hu irl. 1 ,l 1-c• 11· il ,rt· o riu l ir .rn.í. tic·an do 1n('l ui do todo o trecho
, m 1111 tio "™'" d · : ,-1,·ml,ro d,· tQr o . l·. m; pl, ntor r.un , . -•fitado s os nlt imos
1r11t.."' n:i lmhJ d ·f111it i, ., tln l,1,I, dt• ·. f'.11101 . f"fn. t. r d., a linl a pro'ÍSOrÍa do
IM!,, ,I • M· tto f ;, ,, q111·. pMtintlo do porto dt' t m h a r'l llf', ,·al· !'ll tr onrar na
hnh) •I h111t l·a, oud t mi 'ffl • 1'0flduin o r, t. nte (k • l un. l ,qu n
, . 1,..,
, ,i 1 <1t I il.l " hnh.1 11, p m, 1,,.. 11 ,1 (lo !.,do di n·i t d() rio P Araná no
,1.111,, d• 1 1 11 ( ;,,...,, ,. •pw, }'.Htindo d., J l( if'tn «li' "mharqu<· ,;ir rntr()f)(';i.r na
l1nk 1 ,', 1lll t \ •L , 11 !f t r.1n ·1., >f L11ln l'•H,1 1,- ,. fim todn" mat •·ri. l uma. )l)('()m< -
t L J• mn.,. . l:rn,d •· um f o rtf' rrh . J l k t •"0<'1lf110lM .Ja.(k, p ., ra ("c.S(' fim . O.
t11lh< · tt u •n am ' t,,
1 •'IC1d• . f' . , ., • ruida • . t.1ç.1n (1.. Tr
- l 1 ô1. . no
•Ir , ,..,.
. ,, 1, 1 r, ,,1,
I Q lô ., (1,n ,ti,1 JJ df' n, 7•'11i,r,, xtensào de 1 . 200 nwtros, que começa anlt'S da primeira chaYe da e-taç.io de Itapur:i. em direc-ção da barranca do rio Tieté. s<:Tvio para o transporte do mat erial flu ct uant e que foi montado á mar gem daquelle rio.
Foi const ruido um pequeno trL"c ho tle linha provisoria, a segunda, para dar pa<;sagt·m aos mat eria es de construcç,1o entre ;is l t;icas 237 e 245, ;ité a <'On clusão do grande atnro entr e essas est:,c;is. Essa proYisoria prestará rcle,·antes serviços para retirada de pedras para a construcção da ponte sobre o Paraná, pois é muito abundante e de exce llente qualidade nesse lugar.
Da estaca 945 parte a terce:>ira linha provisoria, que vae ter á barranca do rio Paraná do lado de S. Paulo na extensão de tres kilometros e 100 metros e em cu ja extremidade foi construido o porto de embarque. Nessa pro"isoria foram
constru idos 3 boe.iros abertos e a estação do Jupiá.
Da estaca 1.352, situada no Estado de Matto Grosso, parte a quarta linha p,ovisoria, de extensão de 800 metros , que 'ae ter ao ponto de embarque na barranca do rio Paraná. Nessa provisoria foi construida uma ponte de vão de 6 met, os.
Foram tamb em construidos desvios para facilitar ;is manobras do embar que dos mat eriaes is ma rgens direita e esquerda do rio Paraná.
Com o fim ele facilitar o embarque dos wagons e gondolas dos materiaes para a oonstrucção e attender a variação do nivel das agua)), do rio P a raná, foram construidas nas duas ma rgens direita e querda 2 pontes de embarque. Consiste cada ponte, nos seus traços geraes, no seguin tt• : - na extremidade das linhas provisorias f]UC ,·ão ter as linhas definitirns, existe uma linha em rampa de 8 á
9 % d e declividade, terminando dentro do rio. A linha que é dupla nas ram
pas, sendo uma de bitola de um met ro onde circulam as locomoti vas , wagons e gondolas e a outra de 1m,60 onde circula a ponte de embarque conforme a varia ção do nÍ'el d 'ag ua , ambos têm o mesmo eixo. A ponte de embarque consiste em um carretão sustenta1'.SC:' c.1rretào que tem a parte superior horizontal
exist,e , ma linha que tem I met ro de bitola que combina com a existente na rampa
por meio de uma agulha fixa n:1 extremidade posterior elo carretão e se apoia,
1.ivrem ente, sohr" o. trilhos cb ramp ;i .
A' medida que a.s aguas do rio sobe ou d elle acompanha esse mo,·ímento por meio dP cahos de aço preM a. 2 guinchos assentados á margem
- 4
, u, n L,,•m, 11l ,1r , ,u ,l, ·· r , f.., i!i1.111do pt>r t"' * modo 1·ml,:i rq1w dos wagons e
., .;,do l.1, .
. d, t m, 1 , • 11tr •· o 1-<,rto ,1,, l.1rln d1 , E,t;iJ<> de :,-;io P:wlo e do Estado . f.,j " ·" ·g11 í nte :
l' m 1,·I •• .1d 1tr d,· 1 10 rai a!!, ,., , d11a la n ha. p.H.1 :i tr an -s:- ía dos mat ·
qH•· f , ,r.Hll 1101 111.1.t,, t-; ,-rn um ,--.1. il,·ir, , pr.-,, Í '-<>r io in, t.d laJ.-, na ma rgem 0j 11,: ; r.J, "· h'11rlo 1. S( U rn ,1111r t ·· t·Í 1),:,1 para llelos e nor
m.il1w 111t· ,i ,·l lt· Ío <, unq ,l lt.w·11d.1. 5 li r1h, ,. p a r J l l t'l a.,; 1,11.J,. ficam os wagoo gon
. ,l., q 11.i 111 l11 c.u n ,td r.: .
n r a n, 1; m• 110 : ftito com um locomotiva que r :·boc:i n wagon at entrar dt'n f" ,t., um., d.111 lmh ,L d., l.11l<'h a , f!U . • acha ligada fY)T meío d engate 1 , .. i.i, . · 1inh.:i lli> l .lf rrt .í1).
·t • rnun.u l.1 . .1 ot)('Taç.111 : wtirad cio . y. tnna d · J.1n,ha!< uma gondola
t • 1.1 u l•· d,, r J ",f, , l,ln ·arla um, outr ca rrega l.1 1.·. a . im ULX'c s iva mente.
e 1, "' · m,·1110 u 1n iço dC> ca rga e descarga
·1t.i d um, , hor p,1r t',l ,{ t "I . Em 11,och rt>g11I . re<, o rdx1Cador poderá
l u r, l..l • n.; 1-uT1pt.· .i pt I ·mln f atn J em e i,w de nt · i lade.
E ' 1w,· . c,iln ,1 • a 1uí,lç, 1 rk· um ou t ro relxx.:aeiros abertos na linha provisoria do lado de São Paulo e um boeiro duplo de vão de om,80 na estaca 1.850.
Foram construidos doi,; pontilhõe. de alvenaria, sendo de vão de 4 metros na estaca 601 e outro de vão de 3 metros na estaca 1.073. Foi construida uma ponte de mad eira de vão de 6 metros na linha provisoria do lado de Matto Grosso.
Foram construidas 4 c asas de turma, sendo tres do lado de São Paulo e
1 no de Matto Grosso.
No fim da linha pro"isoria de São Paulo, foi construida a estação de
Jupiá, que é de terceira classe.
Foi taml,em const ru ido ant es ua primeira chan: do pateo de ltapura um triangulo de reversão.
Foi feita. a d rribada das ma tt as situadas no perímetro demarcado para o patoo da C!,tação de ltapura. tendo !lido fec hada com c ca de arame a parte inforior do mes mo, abaixo da linha principal. Foi feita a derribada das arvo rt:'s dos la dos i · latt·r;w d,· .J nwt ro ,; ,·:1da 11m. no ki l o me tr o 205 ma is 931.
J a fni t r.1n ·por!. da .1 m:1d,·i r:1 ,,:ir:i .b ,;, •gu i n t, ·s p 191 r.
Trilhos de aço de 25 kil o s por metro corrente.. . T alas de juncção
Parafuzos.. Arruelas.. . Grampos .. . Dormentes
Appar elhos de mudança compl etos
1 8 . 0 0 0
28.000
. 54.000
905.000
965.000
120.0000
30
Material rodante
Locomotivas TEN-WHEEL.. 2
Idem Consolidation 3
Idem 4 rodas con jugadas ... I
Idem Mogul... 2
Idem 3 eixos conjugados - (Koppel).. .. .. Idem 2 idem, idem - (Koppel)...
Wagons plataformas de ferro de 10 T. 8
Fourgons de 20 T. 2
Wagons de animaes de 20 T. 2
Wagobs fechados de 20 T. para mercadorias .. . Idem, idem, idem..
Wagons platoforma de 20 T....
Idem, idem, para mercadorias de 20 T.
Foram recebidos durante o semestre 19u :
Locomotivas Mogul de 25 toneladas.. 4
- 12 -
Esta lrJf' Ofnot i':1s .,,. ar ha m á bordo dP um, ·a por encalh ado pouco abaixo
d1· F.s pn ança.
Eixoc; com rodas para troly s Of> linha qo
,, 11to1n c a p acidade 4
Id1m . idt·m, de zo"'3. idem. 6
Idc·m, id 111. de 10 "' idem.
Toda. ,·lla.s n,m '"' rr p<'f:l in )s Uf'!' <>rtes rlf> fe rro .
Cai xa . d 'ag ua ci rc u l.irrs de, om de ca.pacidadc 2
Idm1, id11T1, df' 6m3 Uf' idem 2
Idem, idem. de 2• 2 d" id tm. 3
!lombas centrifugas 3
Idem á mão 4
Idem, idem ... 4
Td :m de convez 4
Moinhos dr vm to com homha 'l. .. 4
Forn m r('('("O i rl d ur.1nte o prim1·i ro semestre> d!' 1911 :
T.oc-omo,·el df" 6 hp. I
I dem d 8 idem .. . I
Trk,n dr.- 72 idem.. . 1
E t. u ltim. lnrnmovf'I é d, 1: tinada offir.inas de Aquidauana e e.tá á hofdo do. , • por ;l(i l,an,•u.-ic lt, t::n<:nlh do , baixo de E pe,ra.nç:t.
Tra tor para tran porte terr tre 2
F0t1r ROO d ·• rod as idem, idem. 2
11inda t l"t' automovci de 3 T ... 2
ldMn fixo de 12 T. T
A pparelhos tC'lrgraphi Mor .. 8
T .lí -ph< ph<>norhornci ...
R ort
"' tll<' . com an naç iio d fe rro. .
(.;ui.ncho li v. por irlem, idem 1
Oat · la d madeir 2
- 13 -
Embarcações
Chatas de ferro de 50 toneladas 2
Batelões de madeir.1 3
Chalanas pequenas. 3
Foi feito com o maior in teresse o serYiço clinico e de defeza sanitaria. Trabalharam em média cerca de r . 200 operarios.
Miranda, 15 de Julho de 1911.
R. KESSELERING,
Engenheiro Chefe.
,
. ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL .
Relatorio do trafego
O trafego da Estrada de Ferro Noroeste do Brazil, limitado, ainda, á primeira secção, que, num percurso de 437 kilometros, se extende de Ba hurú á Itapura, começa, segundo o previsto, a se desenvolver com auspi ciosa animação. E, attendendo-se ao crescente movimento de vida nas regiões que a Estrad a atravessa, onde, a par do povoamento do solo, se notam a actividade de varias culturas e o traJalho, bastante promettedor, de algumas e novas industrias agrícolas, é de esperar que a expansão d t:s_se trafego se accenrne. Assim deverá ser, maximé qua1iào fôr iniciado o serviço de tran
sportes na segunda st:cção da futurosa linha ferrea, que· ahi cOJita cerca de
300 kilometros de leito construido e com trilhos, devendo, em Jre ve, a maior parte dessa extensão, já preparada e prompta, ser trafegaJa.
' ileneficio de lucro não era de presumtr qne tivesse o trafego nos pri-
meiros annos da exploraça.o.. Porque, creando-se tudo numa zona em que,
antes da Estrada, nada havia além dos fartos recursos da natureza offerecidos ao traJalho do homem, é o tempo condição insupprivel á compensação dos sacrificios feitos em construil-a, de lado outras vantagens que desde agora, e
em grande conta, está prestando a Estrada ao paiz.
Ainda assim, e no curto tempo de trafego da primeira secção da Noroeste do Brazil, são dignos de consideração os factos que se ligam a estes algarismos do seu- movimento :
ou mais 21 °lo•
Receita de 1910 ..............
li )) 1909 ..............
Differença .......................
516:79°$855 -
426:933$739
89:857$116
Despeza de
1) ))
1910....•.....••.
1909..............
940:058$117
818:856$785
ou mais 14 °Jo.
Differença ....................... I 2I:201$332
A receita, pois, augmentando de 21 °/., o augmento da despeza foi
apenas de 1 4 °{o.
-2-
A despeza não excede u, como se vê, de 2:!7 3$000 por kilometro de linha em tra fego, apezar de se trat ar de uma estrada nova, cuja conservação, nos seus primeiros tempos, é sempre exigente.
A este respeito cumpre dizer que foi rigoroso o cuidado da admi
nistração em vigiai-a e servil-a em toda s as suas necessidades, quer quanto ás obras feitas, quer quanto ao material fixo e rodante.
Na linha provisoria de Jupiá, que, indo até as margens do rio Paraná, garante a sua travessia por um excellente serviço de feny-bMI, o trafego tem sido inten so, especialmente .o de transporte dos materiaes para a segunda secção da · Estrada, cuja construcção muito avança todos os dias.
Foram observados os horarios, funccionou com ordem a linha tele graphica, não houve accidentes e bem cumpriu os seus deveres todo o pessoal do trafego.
Maiores detalhe s vão indicados nos quadros juntos e com presteza vos serão prestadas outras quaesquer informações.
Bahurú , ::o de Março de 1911.
Exmos. Srs. D,i-rctorrs da Estrada rle Ferro Noroeste do Brasil.
G. SIMON,
Chefe do Trafego.
ANNEXOS
DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL
BALANÇO da Receita e Despeza no 1.º Semestre de 1910
-- - t E
º_ .1E,__1r_- :== = = = = = = =PA :: __L:º 1 i-
=.::---
-) - - - Ez_.._
A ··- - - .· ·:=:.:·=·P·=E·s=s =<)=A,=I
=== M=A=T=K=R=I =A L= =l
= ·=r o=T='=AL=
Passagens e fretes
Viaja nte s .. . ... . ... ........ .... .. . . .. .. ........ . ... .. . .. .... _. ... .
Nlercadorias ... . ... .. ...... .. ........... ... ...... ...... . .. .. .
Bag agens e encommendas .................................
64 : í-l U$1i:2!J
4H : Gli3$ 000
5:56'1:f;G:W
1 j Amm1ssão pela arrecadação > Companhia Noroeste..........................
ó:546$070
»
ao traí go ..........................................
805$000
n
á via permanente...............;.................
337$600
»
» construcção .....................................
7 :999$:500
»
>> Companhia Noroeste..........................
ó:546$070
»
ao traí go ..........................................
805$000
n
á via permanente...............;.................
337$600
·Serviços á particulares .... ... . . ... ... ... . .. ... ........ ..... .
1:2 $000
1:004$110
573$020
5:678$100
12: 144$1 65
1 : 577 $ 1! 0
Policia da via permaueote............................... Conserva t;ão da linha .. ..... .. ..... ... ; 87 H94$060
Edificios e de.pendencias ............... 122:952$600
2:737$300 aS:09$0067 1:327$170
} 255:220$997
Via permanente
»
» M. Mello & C;..... ......••.... . . . .. .. .. . .. . .
584$300
»
» o tras repartições.. .. .. .. . ....... ... ..... ..... .
220$800
120:599$75{J
275:717$764
Deficit.........................................
227: 595$158
503:312$922
»
» M. Mello & C;..... ......••.... . . . .. .. .. . .. . .
584$300
»
» o tras repartições.. .. .. .. . ....... ... ..... ..... .
220$800
120:599$75{J
275:717$764
Deficit.........................................
227: 595$158
503:312$922
Serviços á construcção...................................... 119:794$650
20:366$070
503:312$922
ESTRADA DE FERI.to NOllOESTE D.O
- - - - -
BRAZIL
BALANÇO da Receita e Despeza no 2.º Semestre de 1910
Il:b CEITA Pi lt C I iL T OT AL
DESPEZA PESSOAL MATERIAL TOT AL
Passagens e fretes
Viajantes .... .. ... .... ... .. ... .. .. ... . .. .. . .. ... . ..... . ... ······
Mercadorias... ... .... ... . .. . . .... .. .... .. .... . ... .. .. . .. .... ..
Bagagens e encommendas .... ..... .. ... . ..... .. .... .... .. ..
4'.1:4:26$0 30
77: 84$4ti0
ti : fHJU:ii l60
Admini stração e d irecção geral ......1 14:870$400 3:964$900 18:835$300
Telegrapbo . .... .. ............ . ... .. .... ... .. 3:300$000 1:)63$500 5:263$500
Alm oxa rifado ..... .. .. . ... :............ .. 1:200$000 .................. 1:200000
.t..niinaes... ... ..... .... ... .. ..... ... ... .. .. ... ... ... -·· ... - · ..
Carros .. ....... .. ... ... ... ... ... ... .... .. .. . ... .... . ..... .. . ..... .
Rendas diversas
Telegrapho .....................................................
,1:470$í40
Tracção.. .. .. .. .. .. .. .... .. . ....... . ... ... ...
Via permanente ... ... .......... ... ...... .. .
31:549$470
200:907$875
28:964$940
5:541$430
60:514$410
206:449$305
Armazenagens e recibos... .. . .. . .. .. .. .. . ... ... ... . .. ... , ..
1 :1:l G$800
l1ultas .. ..... . . . ... .. . ..... ... .... .. .. . . .. . .. . ... .. ... . ·· ·· ···· ·
82 G50
.t..lug uel de casas...... . ..... . ...... . ....... .. . ... ... .. . .... ..
3:175$200
Rendas diversas
Telegrapho .....................................................
,1:470$í40
Tracção.. .. .. .. .. .. .. .... .. . ....... . ... ... ...
Via permanente ... ... .......... ... ...... .. .
31:549$470
200:907$875
28:964$940
5:541$430
60:514$410
206:449$305
Armazenagens e recibos... .. . .. . .. .. .. .. . ... ... ... . .. ... , ..
1 :1:l G$800
l1ultas .. ..... . . . ... .. . ..... ... .... .. .. . . .. . .. . ... .. ... . ·· ·· ···· ·
82 G50
.t..lug uel de casas...... . ..... . ...... . ....... .. . ... ... .. . .... ..
3:175$200
Aluguel de trens e vehiculos ... .. .. .. ..... . .. .. . ... .. .. ..
n >> boteqnins e bandejas..... . .... .. .. ... ... ...
» » chaves ... ..... . .. .... . ..... ...... .. .. .. ...... .. .
Rendas eventuaes. .. . ... .. .. .... ..... . .. ...... . .. .... .. ..... .
Commissão pela arrecadação elos im postos............. Estadia de wagons.... .. ..... ... . ... .. .. ....... .. .... .. . .. ·..
Venda de objectos abandonados .. .. ... ... ... .. .... .... ..
2:581 $T 20
388$700 l: G74$GOO
1 :115$000
580:3000
l:•171$ 100 384$08G
15$000
133$000
l38:2iíl$570
Trafego .. . . .. . .. .. . . . .... ......... ...... ..... 82:669$740
Locomoção ... ..... .. .. .. .. .. ... .... ... ... .. 31:G53$480
21:789$420 104:495$160
8:370$040 40:023$520
Certidões e segundas vias............................-. .. .
Trafego
36$500 12:5!)9$076
Objectos a inventariar, fornecidos á Companhia......,................
Locomoção
525$800
Servi ços á particulares .... .. ..... . .... . .... . . . .. .... ·· .. .···
n >> construc<;ão .. . .. . .. . . .. .. ... ..... ... .. .... .. .. .. . .
Via permanente
Servi os á particulares .... .... .. .. .. ..... .. .. .. ,.. .. ...
n » construcção .. . .... .. .. . ... ... ... .. . .. .. . .. . .... .
Objectos fornecidos ao telegrapho... .... .... .... .. .. . .. .
1:293$250
8:777$4 0
854$ü00
78:0fJ1$ 375
280$000
10 :070$670
79:625$J75
- - - - -- - - -
241 :073$091
Deficit... .. .. .. ... ... .. .. . ... ... .... ... .. .. . .. . 195:672$104
436:745$195
436:745$195
E S T I<.A DA DE F EI<.1{0 NOI<.OESTE DO BI<.A.ZI L
Linha de Bahuru a Itapura
S t1111111ar i o (l o 1 r1o v i rr1e 11t o fi 11a T1 c e ir o e r r1 1 f) j 0
11
D IF FE RE K ÇA D E 190 !)
I1', Porce nt age m
l' or tr em
Por vehiculo
P or
DESW :N : Ç' i U
QU,,;TIA8 I 1 da
kil omet ro
k íl ometro
kilometr o
Para ma is P ara men os
IJ Hcc eí ta °Ir,
de linha
RECEITA
l'assagei ros.... ... .. .. .... . ... ... ........ . . ... ... . . .. .. .. ..... . ...
Ba a (!ens e encomm end as ... .. . . ... .. . ... .. . . . .. ... .. . ... . . AntrrÍaes. .... ... . . ... ......... ...... .... . ... .. .. ...... ... . . . ..... .
llercad orias ....... . ........ . ..... ... .... .. .. .. . . ... ... .. ... ... . ..
T e le r mmas .. ... . .... . ... .. ... . .. . .. ......... .. .... . .. ....... . .
.- l 11gue is . .. ... . .. . ... . ....... . . ..... . . . . . ... ... . . . . .. ... . .. .. . . . .
Com rn issões sobre im postos .. .. .. . .. ... ... . ...... ... . ... .. . .. D iversas..... ... . .... . .. . . .. . .. .... . ..... . . .. ..... . ........ . ..... .
Tota l . . . ... . .. . . ...... . . . . . .. .... .. . .. ... .
li
1
11 -L l 7:2::i ti:j9 :ZO:IA 3:35 3
l'2: ij/j():,(i8 0 :2: :t, 8:3!130
:535 8:20 005$320
l :2G: U47 $ 46() 18 :715$JH O
7:D05::i1J O :2:614:3100
I
I
11:71 8:3 100 1:.-)'.)8:3 100
1 : O I 7$Wi l li l,:3 ül
238'0 ! l'J $ ll2õ 1- - 4-: 1_,:_,_ ,_4 .;_ _;;:_2:2:.. - - - - - -
5Hi : 7'.10 $8 50j I S!l: 8 6GS4Hi
DESPEZA
Ad mi nistração Gera l. .. ... .. . .... ..... . ... . . . .. ... . .. ... ..•. ..
Trafego .... ............ . .. ... .. ...... .. .. ... .. .. .......... .... .. .
Locomoção .... .. ...... .. .... ... .... .... . ... ... ............ .... ..
" i a perman ente e edificios.. .. . ... .• .. . ..... .. •. . . .. .. .. . . . . .. Te legr apho ...... ... .. ... .... . . .. ....... ..... .... . .. .. ... .•. .. ..
Al moxa rifado ... ... .. .. .. .... .. . .. . .. ... ..... . .. .. .. ... .. , . ... . .
48 :!8)()$820
183 :rr28S5ü0
:230 : 0 Gl i$445
4ü1:G70$30:2
14:202S!J!JO l:200$000
7 : 42:2$ 124
74:12G$Cii4
15 : 384$459
27: 151;5 0 r,4
2:073$234
814$735
T otal... ..... .. .. ... ... ..... .. ....... ...
!)40:058$117
124 : 08!)$ 301 2:8879$69
Companhia Estradas de Ferro Noroeste do Brazil
Linha de Bahurú·Itapura
Receita e Dcspeza de 1910
MEZES I ! R ECE I T A
1
DESl'EZA
Dlff !CIT
11
J ane iro . ....... . .... .... . .. . .. . ... ,. ......... .. ... .. ...!
60:80!J$ 2GO
!)4:606$850
33:7!)7$590
Fevereiro.... ... ..... ...... .... .. .......... . ... ...... .
•1i : 2 4$ii3
iS:862$85
! arço ..... .... .. .... ... ... .. .... ·····················
4i:425$0!JO
76:311$!)60
'28:88G$8i0
Abril........ .. .... .......... ......... ...... ........ .
42:41!.l$700
78:133$9351
35:714$233
i1:aio ...... ...... ... .. . . . ... . ... .. . .. ....... .. . ... .. ·.
45:067$0i!)
10G:457$4l7
61:3!)0$ 338
1
J unh o .. .. .. ...... ... ... .. .... ..... . ... ... ...... .. .··· 1
1
J ulh o ..... ... . .... .. ... .... . ... . . ... .. ..... .... ·· ··· ··· :
A g os to .... .. .. .... ...... .... .. ..... . .... .. .. . ... .. . ..
Se temb ro . .. .. .... .. .... ... ....... .. ... ...... ... .. . ..
OutuLro... .. . . .. . .. . .. .. .. .. .. . . .. ..... . ...... ..... .
NovemLro... ... .... ..... .... ... .. ....... ... ... ..... .
DezemLro ... .. .. . .. ... ... .. . .. . .. .. .......... ... .. .
32:7il$837
;}0 :1i4$819
33:018$6!)3 1
36:330$!)54
51:453$775
32:785$440
57:30!)$410
516:790$855
68:!)3!)$!)10
G8:281$4i0 73:103$340
70:82fl$8!)0
78:891$G80
73:348$825
72:289!$)!)0
940:058$117
36:168$053
38:106$651
40:084$647
34:498$!)36
27:437!$>0 5
40:5ü3$, 85
14:!)80$580
423:267$262
MEZES I ! R ECE I T A
1
DESl'EZA
Dlff !CIT
11
J ane iro . ....... . .... .... . .. . .. . ... ,. ......... .. ... .. ...!
60:80!J$ 2GO
!)4:606$850
33:7!)7$590
Fevereiro.... ... ..... ...... .... .. .......... . ... ...... .
•1i : 2 4$ii3
iS:862$85
! arço ..... .... .. .... ... ... .. .... ·····················
4i:425$0!JO
76:311$!)60
'28:88G$8i0
Abril........ .. .... .......... ......... ...... ........ .
42:41!.l$700
78:133$9351
35:714$233
i1:aio ...... ...... ... .. . . . ... . ... .. . .. ....... .. . ... .. ·.
45:067$0i!)
10G:457$4l7
61:3!)0$ 338
1
J unh o .. .. .. ...... ... ... .. .... ..... . ... ... ...... .. .··· 1
1
J ulh o ..... ... . .... .. ... .... . ... . . ... .. ..... .... ·· ··· ··· :
A g os to .... .. .. .... ...... .... .. ..... . .... .. .. . ... .. . ..
Se temb ro . .. .. .... .. .... ... ....... .. ... ...... ... .. . ..
OutuLro... .. . . .. . .. . .. .. .. .. .. . . .. ..... . ...... ..... .
NovemLro... ... .... ..... .... ... .. ....... ... ... ..... .
DezemLro ... .. .. . .. ... ... .. . .. . .. .. .......... ... .. .
32:7il$837
;}0 :1i4$819
33:018$6!)3 1
36:330$!)54
51:453$775
32:785$440
57:30!)$410
516:790$855
68:!)3!)$!)10
G8:281$4i0 73:103$340
70:82fl$8!)0
78:891$G80
73:348$825
72:289!$)!)0
940:058$117
36:168$053
38:106$651
40:084$647
34:498$!)36
27:437!$>0 5
40:5ü3$, 85
14:!)80$580
423:267$262
0 31:638$072
1,
Linha em
Demonstração da receita
4 3 7' kilon.1.etros
s durante o 1.º Semestre de 1910
PASSAGENS E FRETES
RENDAS DIVERSAS
1 TOTAL
.T OTAL
ESTAÇÕES 1
BAGAGENS
VIAJANTES E EN- ANIMAES
1 1 ALUGUEL
ARMA ·
CO NCRRTO 1
EliTRF.GA
-=::- NO
NO SEMESTRE
COMMENDAS
CARROS ! MERCAD ORIAS ;DE TREN Tm..c
ZENAGENS
MULT. S
ENVODl.UKCROS
A
DOMICILIO
EVENTUAIS 1
SKMF$TRE 11 ANTRRIOR
========r ====f== == = k=== = 1= = == - EI VEH1cuvs 1
15:030$ó07
2:549$070
215$800
73$900 1
28
1
474$720
65$500
11$900
j 29 $289
37$900
3$100
8:388$81!!
306$970
128$:rolt TR Y-.NS T El. EGRA l' trO 1 1
1
!U I.T AS
SEGU R OS I
BAGAGE S
AL UGUEL
A H. ri.T A - )
V I AJ A NTE S
E EN-
AN IM AE S
CA RR OS
MERCADOIU A SI l>lt TR Y-.NS T El. EGRA l' trO 1 1
1
!U I.T AS
SEGU R OS I
1 ' 1 l 1 1 NO : NO S>:.l"-STRE
CON C ERTO ENTREGA RE NDAS 1
DE A SE ME STRE I ANTERIUR
= = = = = = = = ==;== = = =='=C=OM= =Mt=N:==DAS==!== = = = = = = = c:c====== = = =; =E==·==VE=-=l =·l===l=C==U=LO=- s===== cc= = "' '==,=Z,=1·N=A=G. =S=N' ==l =c--=== = "' --==
=- cc--=- =[·E==,vi=o,=1 U-C 1=tOS_ · =-- º=º- M=IC= I=L J=·0 -'7,=E' =V =>: T=U =A.Es l :;== ··._ _ _ _ _
I
I
0
---· _
Bahurú ... .. .... .. . ..... .. . . ... ...
17 :033$628
2 :970$470
1:04 3$000
225$400
45:9 ,",4$ 100
l :5 74$ 600 1 l : 32,,$030 4 GQSr;üO 70$Gõ0 - - - 39fi$ 350 1 71 : 0 58$3 28 1 47:2 11$977
Vai de Palmas.... ..... ... ... . . .
P. Tlhiriçá... ... .......... ... .•..
425$43 1
221$622
47$600
15$800
18$300
$800
829$900
218$800
19$800
18$ 600
$GOO 8$5 00
32$800 1
1 26$750 1
1 :374$4 31
610$872
725$120
9!!9$18 9
Jacutinga ... ... .. . . . .. ... . ...... ...
P. Alves ....... ......... ... .. .. .
T. Piza.... .. ..... ........ . ... . .. .
L. Müller.... .. . .. ..... ..... .. . . .
P . Penna.... . . . ....... . . ...... . .
A. Lins.... .. ... - ... ....• ... . ...
H . Legru .... ... .. . .... .. .. .. . .. .
M. Calmon .. ..... ........ ... .. .
P ennapolis ....• ....••• .. .•. .. . . . .
G. Glyceri o ..... •• . . ..... .. . ...
Araçatuha . .. ...•. ... .........• ..
C. Azul............ ...... ..... ...
Aracanguá..... .. . ........ ..... .
M. Bacury .... ..... ... .. ..... . . .
196$777
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473$061 22$800
250$468 22$900
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ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL
Linha de Bahurú a Itapura
Movimento Geral do Trafego por Estações em 1910
PA8SAGEIH08
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ESTRADA IlE FERRO NOROESTE no BRAZIL
Linha de Bahurú a ltapura
Di urirninnção do trafe g o e m 1 1 O
r UANTIOAíJF. K ILOMET ROS
. TOTAL TOTAL
R F.Cl! IT A
Réis
PERCURSO
:IIJ',;DJO
KILOM .
P11ssagei ros de 1• Classe........ N 1.840 'il
..................
12.:W í$21ú
)) de 2• li ······ · " 2íi.:!92 1 il ........ ......... 101.82G$ 444
Total de............... '.28.133 ..................114.172$Gú9
Bagagens e encornrnendas...•.. T 183.!jOl ··················12. 560$fi80
Animaes........ .... .. ............... N 1.3i3 .................. 8.53!j$820
Mercadorias......................... T 15.279.612 .................. 1213.947$460
Telegrammas .•••••.•. ·············· N .................................... 7.905$240
Alugueis............................ ············ ..... ·················· 11.718$100
Com missões sobre impostos.... ·················· ················ 1.017$871 Diversos ...... ...... ... ... .. ......... ·················· .................. 238.938$025
Total geral.................. .................. ·················· õlt.i.790$855
ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL
Linha em trafego 437 kilometros
Despeza com a tracção e conducção de trens no I semestre de 1910
TRACÇÃO TRAFEGO
DI FFER ENÇA E)l
TOTAL R EL AÇÃo AO SEMES-
1
1
DESIGNAÇÃO TOTAL 1 TRE , NTERI OR
··-----······-··········-··················· ·······-········ -·····
NO SEMEST R E!
Pessoal
Mate rial Pessoal 1 Material
1 ANTERIOR 1
para mais
1 para
menos
1 1 1 -
T ot aes........................... 28:949$130 23:998$600 1 11:8602$50 3:2i;}$650 68:083$063 59:461$310 8:622$320
0$230
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0$103
0$030 1
1
P o r trem kilometro.. .. ... .. .. . ..... . .. ... ......
» locomotiva kilomelro.. . .. .. .. .... .. ... .. .
n vehiculo kilomHro........................
100 viajantes kílomelro (1· classe)...
li li • (2· classe) .. .
li Tonelada ,. ................
Estrada de Ferro Noroeste do Brazil
l ,iah;1 ('lll n·ai, !2.'0 -P-- 3'i ' kilonL
Despe zas no t J Sem est re de 1910
TITULO VI
CAP I T U LO XX II- Consellw de Admmistrarão
Art. 1.0 1 Honornrios da Directoria da Companhia.....
PESSOAL I MAT ER I AL
TOTAL
J) ::!.0 D espe zas com a Secre taria Geral..............
1 C APIT U LO x x.111- D i r Cc'çào u'er al
Art. 1.0 Honorarios ao Direc tor Ge ral da Estrad a,.
1 S uperintenden te, Ge rente ou Repre seu- tante da Compan hia. .... ... .... .. ... .. .. .... .
J) 2.0 Honornrit, do pessoal da Secretaria, Cun- tad oria e Uaixa . .. .. ... .. ... .. . .. ... .. .. .. ... ..
)) 3.0 ;:,alario d e ::Servent es.. .. .. .. ... .. .. .. .. .. ... ... . .. .
CAPITULO X.X IV - D espezas Ceraes
1 3 :000 :$000
7: 80::!$ :'iOO
i80$00()
Art. 1.o
)) 2.º
)) "uo.
)) 4.º
)1 o-.o
Honorarios do Engenheiro F iscal ou quot a para fiscalisaçíio.... .. . .. . . .. . ... ..... .. .... .. . Contenci oso (Telegrammas de particu l ares pagos á .::io rocauanaJ . . . .. .. . .. . .. .. .. .. .... .
C ontab t lld ade e Caixa.. .. .. .. ... ..... .. ... .. . ... .. Despc1.as de escriptor io, portes de cartas, annunc 1os e 1mpr t::,, o, .. .. .. ... .. . ... ... .... .
Mob il ia e objectos a rnvent ariar................
l: 1 ::!3$ 470
)1 (). o Gratiticações, ajudas de custas e despezas
d iv ersas .. .. .. .. .. .. .. .. .., ... .. ... . .. .. .. .. .. .. .. 1 : ;j!1-t:t,:1n o
,)), ,.o Sellos de contractos .. ... .... .. .. . .. .. ... .. .. . .. .. ..
8.º i mpostos prediaes...................................
)) }!,º Seguros e fretes. . .. ... . . .. ...... ... .. .. .. . .. .... .. .
.. 10 .0
)) 11. o
• 1::!o.
)1 13 .0
)) 14.º
J) 15.0
Despe zas judiciaria s .. .. .. .. ... ... . .. .. ... .. ... .. . ..
Ambulancia e serviço med ico .. .. .. .. .. ... ... .. . t;11:3,,()()
F ardamento . .. .... .. .. .. .. .. ... .. ... ... ... ... ... .. ... .
Estudos a uto risados para modi tica<;íio da linha Jª constru ida .... ... .. .. ... .. ... .. .. . .. .
Differ cnça de cambio ... .. .. .. .. .. .. .. ... . .... .. ...
Despv .as diversa,... .. .... ... .. .... ..... ....... ....
C Ai' IT UL O x x v - Tele.:;-rap h.o ou 'J'c!ephon .:
1 : () (1,;8(10
:1, : ;! $300
Art. ]. o ll onorar ios do pe s so al.. ...........................
" 2.º Uonserva<;áo da:; linh as.. ..... .. . .. ... .. ... .. .. .. ... ll: :3:-: r) 40ll
3.o Moln has e ulcnsilios a inveut a ria r . .. ... .. .. . ..
11 4.º Rcnova<;ão de material.. .... . .. .. .. .. .. .. ... .. .. ...
., 5.o i mpr essos e despc1,as de e cript orio ..... .. ... . .
C AP IT ULO x xv 1- A l 111ox 11rij ad o
Art. ] .0 Hono rarios do pessoal .. .. ... . . ... .. .. ... . .. .. .. .. .
., ::!.º .Mobilias e utensí lios a i nventariar............
" - º Deprcciac;!'lo dos objcctos do deposito..:......
., 4.º Maten acs, uten ilios, comlm uvel e ohJectos
::! : :378$0 !10
::!::!fi:j;OOO
em se r, ,at , ,1ut: sejam dcscarrc ;,clo,
1 dessa reparti ·àu para scrc111 fornecido
1 á outr as repartu,:/e" da estrada ..
,. :;, o1Vespezas Oal do esc r iptorio centra·l
i mc ,l u iv c do t raf eg,, .. .. ... . . .. .. .. .. .... .. .. . .:i:!1K0$0( )()
:.!. 0 1 G rn t ít icac;l'>e- , aj udas de rnstas e de e., pc-
1 ciue, . ..... . .. . . . . .. ... .. . . ..... .. ........ . . ..... t
3 .0 l>espe 1.115 ele e•crí pto rw .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. ... .. '
4. 0: r m pre s'O s e a1111 un c1o s .. . ... .. .. .. .. ... .. . .. .. .. . ..
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Ho M o bi li" ' e uhjcc,rc s a invent ariar... . .. ... .. . .. .!
3 : l::!4$920
79 : 41l9$ 400
TITULO VIII 1
.' E R V IÇO COMMERCI A L i
1
1 () A l' IT U LO .X XX - S er v i( <' C n l m / '
A r t. l. º 1In de mn i ação por prcjui -:o s , e xtrnvio,s ;
1 ncc 1denr e . e ntr u o 1
i .,º I Jt pe ,u , 0 111 o tr an.spo n e a dom ici li o .. . .. ... 1,
ao. Alui:uel de cn r ru,1ge n5 e • agons de outrsa !
a rta daJ de fi:rro cm tr»fego mutuo 1
I Ü,nctrto cn; '; :.. ...................
I Ü,nctrto cn; '; :.. ...................
4.º Fa hn c 111; ão ele bil hete s, l(Ut ll! e eti q ueta. .. . . !
,r. º de .I
11 l.OCOMO(,'AO
C A P! l'I I L(.) x,·. t - rvico c nl ra/
,ri.
0 1 1lo n u r rot !I do pe • oa l in cl u, h-e tio Che fe ·
ri• locnmo çlo..... . .. . .... .. ,.. ... ...... ... .. . I 7 : 3 00$ 000 1
/t>e
/t>e
!! , º Or aw ta ; 1 iin e de, j,>t-7.a l'l'ULO XXXVI-Conurvafào da via permanenli! e suas dcpendencias
Art. 1.0 Salarios do mestre de linha, leitores e tfll· balbadores ......... .... .... .......... ... ...... .. .
» 2.0 Salarios de officiaes de officio.. .. .. .. .. .. .. ... ..
» 3.0 Material e ferramentas.. ... .. ... .. ........ .. .. .. ...
• 4.0 :::iubstituição de dormentes.... .. .. .. ... ... ... ... ..
" ó O Substituição de trilhos e seus nccessorios.....
» 6.0 Substituição de peças de desvios, pontes e
11ccessorios da linha......... .. .. .. .. .. .. ... .
» 7.° Construcção de obras novas do leito e d11 via permanente... .... ... .. .. .. .. .... ... ....... ,
" 8. 0 Obras de consolida <',ão. ( Desperns cliversasJ,
3:685$000
16:889$410
750$720
8:050$3i0
2:307$120
15:411$070
2:6G9$410
1;580$000
473$300
85:752$160
1:941$900
A transportar.. .. .. ... ... .. .... .. :!68: 011!1$500 l l0:0li;1$1íii2 1 248 001$925
-4-
l' F- SOAL MATERIAL TOTAL
T rn ns po rtl' ... .. .. ... . . . ... . ... ..• 2GS:!lôfl$500: 110:063$G:j2 248 : O!H$92n
C A J' IT U I..O XXX n ' -:-/ ·.d: iji rios t rlependm cÍ<1s/
Art . !
Art . !
1.º Con er va·!lo de edtflc,o............ . .......... .... ., :!:18 1 $ 750
:!.º ,Co n,-erv ç o de trapiche s , pontes de des1-·
embarque e g11i11da.stc: . . . .. . . . . . . . . .. . . . ..
3.º Conserva<;.o de cna:a.,, enca nam ent os e,
app"rell,os para aba.,tt:cimc:nto de 3L:; Ua · -
•I.º ConMruc1;,)c;s navaes... . . . .. .. . ... .. . .. . . . . . .. .". .. . / -
."crv11;0 , feitos po r conta de pnrt i.:ulare, ... .. 1 l:!0::.!10$ fi.j0
ll4 G$ 640
,; 1:i;:,::o
e";·: ti/::'s..-. _..>'. ' '.'.'... ..- '. - ...1 :j ó60$:!00
1
To tnl. ... .. .. . . .. ..... ....... ... ... ,
603: 31:.!$9:.!:.!
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ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL
Linha em trafego 437 Kilom.
Percursos totaes do material rodante no 1° semestre de 1910
DESIGNAÇÃO
J
SERVIÇO OR DI NAR IO
Sl!:RYIÇO
; s P.tr.CIAL
S ERVIÇO
DE LAS T RO
Nnmero
Percurso !Percurso
Numero
Percurso Total Kilom.
Total Kilom.
Numero
Total Kilom.
Locomotivas . ... .. . .. ..... ... .... .... .. .. ... .
Carros de serviços... .. .. .. ... ... ... .. .. ..
Carruagem de 1 classe.................
)) )) 2 )) ·········.......
)) • mixta.... ... ... .. . ........
Wagons de carga e bagagens..........
)) )) animaes.... .. .. .. .. ... ... .. .. ..
li 1) lastro.... .. .. ...... ..... . ..... ...
Trucks duplos para tran s porte de trilhos Trens expressos............................
)) de carga... .... ... .. .. . .. ... .. . .....
)) mixtos... ... ... .... .. ....... .. ..... ...
)) especiaes... .. ... ... ... .. .. .. .. .... .. .
)) de lastro... ....... ..... ... .. .... .....
7
4
155
4
liO
ti4.:lõ6 45.070
80.99õ
9.36:l
53.192
1 4.338
1 5.080
4 1. 774
l Mi 366.486
4 4.750
4 12.li55
406 64.555
7.3!}!}
14
22.19 i
132
7.399
DESIGNAÇÃO
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SERVIÇO OR DI NAR IO
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DE LAS T RO
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Total Kilom.
Numero
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Carros de serviços... .. .. .. ... ... ... .. .. ..
Carruagem de 1 classe.................
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Wagons de carga e bagagens..........
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Trucks duplos para tran s porte de trilhos Trens expressos............................
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1 4.338
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132
7.399
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Percurso total das locomotivas nos diversos serviços
PERCURSOS DIVERSOS
NUMERO DR LVCOMOTIVAS
n : RC UR SO T OT AL KILOM,
Locomotiva<; que percorreram até 10.000 Kiloms.... .... .. .. . 8 ·14.'j :!
li )) )) de 10.000 a 20.000 Kiloms 6 8:.1. 681
» )) • " 20.000 a 30.000 •
)) li • 30.000 a 50.000 ))
)) » li mais de 50.000 li
Total...... ... ... ... .. .. .. ... . .. ..... .... ... ...... ... 14 127.4 flll
ESTRADA· DE ERRO NOROESTE DO BRAZIL
L i nh a e1n tr a fe g o 4 3 7 k il o m e tr os
Consumo do combustível, graxa, oleos e estopa no l.° Semestre de 1910
No serviço do t rafego ordína rio , es pec ial e extraor dinario No serviço de lastro
TOTAL
COM UUS TI VE L GRA X A OLEOS
ESTO PA
TOTAL
COMBUSTI 1EL
GRAXA OLROS ESTO PA
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DESIGNAÇÃO "'
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DESIGNAÇÃO
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Locomol.lvtl! ...... .. .. ,. ....... ,··{ Cnrhvão•...
T _
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3. r.o} 16, 1 280
Vehic ulo, .. ... .. .. .. ... .. . .. .. .... . ........... . .. .. ..... .... .
Vehic ulo, .. ... .. .. .. ... .. . .. .. .... . ........... . .. .. ..... .... .
Locomotiv as... ... .. . .... ....... .. Lenh a ms
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948$60(
M 8 4$00C 204 186$ 68( 41 2:1$960
M 8 4$00C 204 186$ 68( 41 2:1$960
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Vehicul01.......... ...... ... .. .... .. .... .. .. .. .. .. ....... .... ... ... .. .. ... ..... .
LCO B , ,
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769$ó0l
fi. ti,;H :3: i 9 1$53 L
80 .1 44 0$120
776 434$560
776 434$560
4. 609 4 : 15e$10C 2 .f/ 2 l : D07$94C
4. 609 4 : 15e$10C 2 .f/ 2 l : D07$94C
- - - --- - - - --- - - - ,._ _,- -
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T 011
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8.G 41 5: 78!l$4i C.
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84$560
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ldem no semestre antera.o r.....{ LC arbvão.,•,. ..
4 ·GOO l 14 : 828$ 98(
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1 3 0
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161$780
1- - - -1 - - - - L - - - 1- - - - L----·- - - --- - - -
Diff'erença relativa ao At mestre anterior:
Differen ça relativa ao se 1estre anterior:
Para mais.. ....... . .. .. .. .. ... ......... .. ... . ... .. .. .. .. .. . .... ... .. .. .. .: .
2. 632 2:288$80( .... .. ...... ..
287 160$ 730
P ara 1nnis ..... . ... . . . . .. .. . ....... .. .. .. . . ,, , ,,, .. ..... ... .. ..... ....... .. ... ,,....... .. .... ... ., . ... ...... .. ... ........ .. .... •,•• •. .•, .. ... . .... . ..... ,•.
Tur _ oh . a ,. 1 ,.
Tur _ oh . a ,. 1 ,.
P ara menos....... ... ........ { Cnrvão•...
240}
6 õ2 1 :2 72$10(
OG 1:38$120
Parn n1en os........ ....... ......... .... ..... .
71 l ó4$ó2C
88 i4$60< 296
197$65C
98 77$220
Por locomo tiva-kilo metro e vehiculo -k ilometro Por focomotiva-kilometro e vehiculo-kilome tro
COM_DUSTI VKI. GR AXA OLROS RSTOPA COMDUSTIV E L GR.AX A OLKOS EíJTOPA
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DES I GNAQÃO ...,.., .§
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DESIGNAÇÃO ·. ,g
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Idem no semestre an:crior.... . Lenha m• 0 . 065
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- - - - 1- - - - 11 1 D iffcren ç• relati va AO seme•lre a11te rior:
Para mal, ... .... . . ....... .... Lenha"" 0.006
0.111 ·. 0.007 O. OOG O.OH 0 . 0 1
O. I H
0.111 ·. 0.007 O. OOG O.OH 0 . 0 1
O. I H
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Para aab ... . . ... . . ... .... . ........... .. .... .. .. .. . . ... - h . .. . 11-.. . .. . .. . . . . . . .. .... . . .. . . . . .. .... . . . .. . . . . . . ... .. . .. • • • • • • • • •• •• • • . . . .. . .. . . . . .. .. . . . . .,.. .. . . .
0.000 /J.oo, 0.007 0. 00• 0 . 006 0.006·
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{ Canw .: o.007 .............. ..
Para n1eD01••,... .. . ... .. ... . .. .. .. . .. . . .. ... . ,. ..... .... . . ·•·:····· •• •· • •
"""'- - ..... ........ .... Lub..... 0 .001 0. 001
0.002
0.002
- -0.0-03-1-- -o.o-o-i --- --- 1 .
VehlcaloJdlolNtrÓ....... _ ,................. ......- ..... ...............
0 . 00 7
0 . 0061
O. Oú5
0. 0031 0 . 0018 0.0007
V'ebicu]o.kilometro..... . ..... ... ...... .. .... .. ....... ... ... .... .... ... ...
0 .004 o.oo: 0.000 ·o.ooc 0. 001. 0 . 001
O. OOi
l.dem oo "ICll'lest ff. aot . , . ..... . ...... ... ( . ....... .. .. ,.... ...... ... O. OCM o.oo: 0.011 0.00 0.002 Q. 001
ldea ·IIO- aterior....... .....,...... ..,.... .... .. ........... ....
o,oon
ó.óO!i
-O-.-00-'.-U-
O.0007-O-. 0-004
cr1or. ...
Oid'ete llÇII relatiu ao 1emestrt anterior :
.
--'-
. l'lil, •. .:.. .. ,......_...
....··· ··········· ...... ..... ... .. ..
.-.,.1. .. .. ..
O.t)CM·
O. OOOi O. 0000 o,.OOOI
Para mat·i ..... .-..1 , . ,........H ,_, . . ..... . . . . . . u i .. . .. . .. . .. . . . t. . .... .. . . . . ..- . . .. ... 0 •
...
...
1- ·' • • •• .. .. . . . • . .. . .. .. , . . . ..
.U • , • •
....,..................., .....,........................·..:·
- ............ ' " ""' ""••••• ,,' •••- ., ••• · - - ·" ""","
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...
•.,,.,. ••'' "'"'"""'' .,. .,.,...... fi0. 002 0 . 001 0.00
ESTRADA DE -,ERRO NOROESTE DO BRAZIL
Linha em trafego 437 kilometros
Estatistica dos accidentes occorridos no 1° semestre de 1910
NATUREZA DOS ACCIDENTES
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Data dos
accldentes
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N cnbum occorrcu.
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ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL
Linha em trafego 4a7 km.
Substituição do material da via permanente e telegrapho durante o primeiro semestre de 1910
DK IGNAÇÃO
DURAÇÃO MÉDIA
DO
PESO
EM . KILOGRAMMAS DO MATERIAL SUll ST IT UI DO
QUANT ID AD E DO MATERIAL SUllST! TU ID O
MATERIAi.
.0. " .".,.
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RETIRADO z c o.
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Trilhos... ... ................. ... ... ... ... ..... .
4.521
Acccssorios de trilhos.. .. .. .. .. ...... .. ...
Agulhas......... ............ .... . ....... ..... .
Corações......... .... ..... .. .. .. .... .. ...... ...
Accessorios de desvios .... .. .. . .... ... .. ..
Dormentes de 2,00 X 0,22 X O, lfi .. ..
12.ólfl
Lastro ordinario... ..... .. . ... .. . ..... . ... . ..
9.ó04
Lastro de pedra quebrada .. ... . .... .. . ..
Po stes telc graphicos.. ... .. .... ..... .. ... ..
961
Fios telegraphicos.. •.• . .... . •..... . ,....·.·
3.635
Isoladores.. ..... .. .. ...... .. . .. .. . ... .. . .. .. ..
283
Apparelhos telegrapbicos .. ... . .. .... .. .. .
ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL
Linha em trafego 437 kilometros
Classificação e estudo do material rodante em 30 de Junho de 1910
Loco1uotiva Vehicnlo:::;
1 PESO MI Dl) IE :'SÕES
1 PESO MI Dl) IE :'SÕES
MUMERO LOT. Ç, O PESO NUM Jo: R O
T ' PO DE
T ' PO DE
: RT O
DENCIA
----- - ------- --
----- - ------- --
DJ;;:3JGNrÇ.O
DJ;;:3JGNrÇ.O
R•• DA S EM D R1' CI A
Viélrl 1-
,c::"
E'.l i
1
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lTOTAL ALJII E--
R&NT :
MOTRIZES
OI A!'.IE T RO Cl" RSO H I AM JIT R O E ST ,, no
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C L J :,,;: O RO E'.t HO LO M OT l I ZB kSE l ' IÇ 0
1
EM .. ,
UP. ' AH A l Of A 1.
ÇAO '
CULO CUI.O
Es::''º !HEP II A· TOTAL
S E l< VIÇ O I ÇAO
1
1
) Belgica Moi;ul 2.00028.500i 1) 400 wo I 1.066 2
] 1 3 Carruagens especiaes.... .... ... ..... . Bt:lgica I0..j80 1 1 1
Kl'nidos )) 30.000:!õ.ú()()' li 380 450 1.0,0 2 1
11 2
1
)1 ele l • classe... .. .. .. ... .. ))
AF ;{(j 11.000 1 l
n » 42.õOO 37.,500
8 432 508 1.067 3 1
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ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRAZIL
Linha de ltapura a Corumbá
Receita e despeza para 1910
1910 RECEITA DESPKZA DEF IC IT
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